impressoras jato de tinta trabalham pela queda de quantidades controladas de tinta em uma página, usando um dos três tecnologias principais : térmico drop-on- demand, piezoelétrico e contínua. No mundo todo, os quatro jogadores principais jato de tinta são Canon , Hewlett- Packard, Epson e Lexmark . História Antiga
Lord Kelvin primeiro patenteou o método de jato de tinta contínuo , em 1867 , mas levou quase um século para a tecnologia de apanhar com a idéia. O método contínuo usa gotas eletricamente carregadas para revestir a página e é um desperdício de tinta, mais adequado para a indústria do que os consumidores . Em 1951 , a Siemens criou os primeiros dispositivos de jato de tinta contínuo comerciais - . Gravadores de fita médica
No final dos anos 1960 , o pesquisador RG Os experimentos de doces com impressão jato de tinta contínuo levou às primeiras impressoras a jato de tinta comerciais, a AB Dick, VideoJet e Mead Dígito . IBM tirou uma licença sobre a tecnologia e lançou o primeiro periférico, o IBM 4640 Ink Jet, em 1976.
Avanços
Em meados da década de 1970 , os desenvolvedores foram prevendo que iria substituir jatos de tinta impressoras matriciais. No entanto, eles ainda não sabem como controlar a saída de tinta suficiente para permitir a impressão em papel .
Em 1977 , a Siemens inventou térmica ou soltar -on-demand impressão, o método utilizado na maioria dos jatos de tinta hoje. Calor empurra para fora gotas de tinta somente quando necessário , mas ainda havia um problema com o entupimento injetores. No mesmo ano , o engenheiro Canon Ichiro Endo descobriram que as tintas à base de água funcionou melhor .
Primeiro Inkjets
Hewlett -Packard e Canon resolveu o problema no prazo de jato de tinta um ano de uma outra . Em 1984, a HP lançou seu primeiro impressora jato de tinta , a HP Thinkjet . Um ano mais tarde , a Canon lançou o Canon BJ -80, primeira impressora jato de bolha do mundo. DeskJet
da HP, primeira impressora jato de tinta do mercado de massa da empresa, estreou , em 1988, a um preço de US $ 1.000 !
1990
Lexmark International foi originalmente de propriedade da IBM , que vendeu Lexmark a um grupo de investimento privado , Clayton, Dubillier e Rice. Financiadora Martin Dubillier racionalizado da empresa e tornou competitivo como a tecnologia de jato de tinta floresceu . Em 1992, a Lexmark lançou seu primeiro jato de tinta Lexmark .
Epson desenvolveu o método micro piezo em 1993, e lançou a impressora jato de tinta Epson MJ- 500 ( Epson Stylus 800) . Enquanto os outros três jogadores principais continuar com drop-on- demand, Epson permanece fiel à sua própria invenção . Em 1994 , ele lançou o Epson Stylus Color ( P860A ), o primeiro de alta resolução ( 720 dpi) impressora colorida.
A década de 1990 viu o desenvolvimento de dispositivos multifuncionais que incorporaram impressoras, scanners e faxes em uma máquina, bem como melhorias na impressão a cores.
hoje
impressoras jato de tinta continuar a melhorar , popular porque eles são acessíveis . Modelos são cada vez menores , mais rápidos , mais silenciosos
modelos e mais eficiente. Industriais , também, continuar a melhorar. Em novembro de 2008 , a mais rápida impressora de jato de tinta avulsas foi o RISO HC5500 . Pode imprimir 120 folhas coloridas por minuto.