discos rígidos baseados em Flash , mais comumente conhecido como drives de estado sólido , estão ganhando uma presença no mercado maior a cada mês que passa, no momento da publicação. Essas unidades se vangloriar velocidades de transferência muito mais rápidas e menor necessidade de manutenção do que transmissões mecânicas convencionais. No entanto , os discos SSD não são úteis para cada sistema de computador . O conhecimento de seus benefícios e limitações ajudar a decidir se eles são uma compra de valor . Custo
Tal como acontece com todas as novas tecnologias , as unidades SSD são mais caros do que os discos rígidos convencionais. O aumento de preços é duplo com drives SSD , no entanto. Drives SSD são mais caros por unidade , o preço muitas vezes não escalar diretamente com a capacidade. Essas unidades também não tem uma capacidade máxima até que se aproximando de discos rígidos convencionais. Por exemplo, a unidade Corsair P256 GB SSD é de R $ 700, na altura da publicação. Por outro lado, existem várias unidades de disco rígido padrão variando de 1 até 2 TB por US $ 80 a US $ 130.
Escrever Limitações
Todos memória flash possui um número máximo de operações de gravação. Cada célula só pode ser escrito um certo número de vezes antes que a célula é incapaz de manter a carga com qualidade suficiente para ser confiável e de fácil leitura . Este general desgaste das células ao longo do tempo , eventualmente, reduz a capacidade global da unidade de medida que as células morrem. Isso diminui a utilidade de drives SSD em situações em que as operações de gravação são executadas fortemente . Por exemplo, muitos guias de instalação SSD recomendamos colocar o arquivo de paginação do Windows em um disco separado para evitar ciclos de escrita excessivos.
SATA Canal Saturação
drives SSD são capazes de ler e escrever velocidades que são muito superiores aos discos rígidos convencionais. No entanto, quando várias unidades SSD são colocados em uma configuração RAID eles rapidamente saturar a velocidade máxima de transferência da matriz de disco . Isso diminui o benefício velocidade das unidades com cada unidade adicional adicionado à matriz . Arrays RAID de discos padrão , dando maior capacidade , pode também ser usado para atingir velocidades semelhantes com um custo muito menor. Arrays RAID também , em algumas configurações , exigem discos inteiros para desistir de sua capacidade de redundância de dados , aumentando o custo total da matriz , sem aumentar o espaço de armazenamento ou velocidade quando drives SSD são empregadas.
Mean Time entre Falhas
o tempo médio entre falhas é uma especificação de computador que relaciona o tempo médio testou um dispositivo irá operar sem falhas. No caso de um disco rígido padrão dessa falha é facilmente estimado devido ao fracasso quase sempre ser uma questão física. Taxas de falha da unidade SSD estão diretamente ligados às suas limitações ciclo de gravação, porque eles não têm partes móveis . Isso muda o tempo de falha em um usuário por bases de usuários . Um utilizador pode calcular a janela de falha dividindo os ciclos de gravação máximo obtenível pela unidade ao número médio de ciclos de escrita que executam. Isso requer testar o computador utilizando , na maioria dos casos , o software de monitoramento de nível empresarial caro para conseguir um MTBF preciso. Na maioria dos casos , o consumidor simplesmente utilizar a garantia como uma estimativa da vida útil do dispositivo . A maioria dos drives SSD vêm com garantias de três a cinco anos.