? Uma tabela de partição GUID é uma partição para um disco rígido de um computador. Fica para Globally Unique Identifier, ou GUID. Um disco GPT faz parte do sistema que define a forma como o sistema operacional e interface de firmware do computador. Os discos GPT têm várias vantagens sobre o Boot Record sistema de particionamento velho mestre . Função
No caso de um computador com várias partições , o sistema precisa saber qual partição para inicializar quando ele estiver ligado. O firmware do sistema verifica o disco GPT para descobrir qual partição deverá inicializar, que carrega o sistema operacional. Cada partição em um disco GPT tem seu próprio GUID e um nome Unicode 36 caracteres. Eles também reservar campos em suas tabelas de partição para expansão futura.
Vantagens sobre MBR
Um disco GPT é uma estrutura de partição nova e mais flexível em relação a MBR. O MBR não suporta tantas partições como GPT , e identificadores de disco GPT são mais claramente definidos do que os identificadores MBR , que não têm uma única lista de identificadores de autoridade. Enquanto um sistema não pode conter um disco GPT e partição MBR em execução ao mesmo tempo, o GPT tem um " MBR protetor ", que fornece compatibilidade com versões anteriores com ferramentas MBR , protegendo os discos GPT de ferramentas MBR que não reconhecê-los. < Br >
Tipos Desconto
Você pode criar um disco GPT com um básico ou um volume dinâmico . Um disco básico GPT é dividido em um MBR protetor, partição GUID primária e partição GUID backup. Esses tipos de discos são mais comuns em um sistema Windows . Os discos GPT dinâmicos fornecem a mesma funcionalidade que os discos básicos , mas também permitem que você crie volumes multi- disco ou volumes tolerantes a falhas. Ambos os tipos de volumes suporte a partições MBR ou GPT.
Características
Seu disco GPT pode ser tão longo como 2 ^ 64 blocos lógicos , com cada bloco contendo 512 bytes. Ao criar partições usando um disco GPT , você pode adicionar até 128 partições . No entanto, estes tamanhos podem ser limitados pelo ambiente de janelas em execução no seu sistema. Os discos GPT tem todas as informações de que necessitam para identificar os seus esquemas de partição armazenados na mídia física, o que significa que eles não precisam de uma interface de firmware extensível unificada.