O comando para pesquisar e reparar erros do sistema de arquivos depende do sistema operacional. Aqui estão alguns exemplos:
*
Windows: `chkdsk c:/f /r` (substitua` c:`pela letra de unidade que você deseja verificar). `/f` corrige erros e`/r` localiza setores ruins e recupera informações legíveis. Pode ser necessário executar isso a partir de um prompt de comando elevado (execute como administrador).
*
macOS/osx: `fsck -fy /` (Isso verifica o disco de inicialização. Pode ser necessário inicializar no modo de usuário único para executar este comando). Para outros volumes, substitua `/` pelo caminho do volume. `-f` força o cheque, e` -y` responde "sim" a todos os avisos.
*
Linux (varia de acordo com a distribuição, mas geralmente): `fsck -y/dev/sdax` (substitua`/dev/sdax` pelo caminho do dispositivo da partição que você deseja verificar. `x` é o número da partição.
use cautela com este comando; uso incorreto pode causar perda de dados. Você provavelmente precisará de privilégios de raiz (`sudo`). As opções específicas podem variar com base no sistema de arquivos (ext4, btrfs, etc.). Muitas vezes, é melhor usar uma ferramenta específica de distribuição em vez de `fsck` diretamente, pois eles geralmente fornecem uma interface mais amigável.
Considerações importantes: *
backups: Antes de executar qualquer verificação do sistema de arquivos,
sempre faça backup de seus dados importantes . Embora esses comandos visam reparar, sempre há um pequeno risco de perda de dados.
*
executando o cheque: No Windows, pode ser necessário agendar a verificação para a próxima reinicialização. Em outros sistemas, o processo pode exigir uma reinicialização, dependendo se você está verificando o sistema de arquivos atualmente montado.
*
Tipo de sistema de arquivo: O comando e opções corretos podem depender do tipo de sistema de arquivos (por exemplo, NTFS, Ext4, APFS).
Os comandos acima fornecem um ponto de partida. Consulte a documentação do seu sistema operacional para obter as informações mais precisas e atualizadas.