Quando você usaria um disquete? No mundo de hoje, os disquetes estão em grande parte obsoletos. No entanto, ainda existem alguns casos de nicho onde podem ser usados:
*
Transferência de dados entre computadores mais antigos. Os disquetes podem ser usados para transferir dados entre computadores que não possuem outros meios de conexão, como uma conexão de rede ou porta USB.
*
Armazenamento de dados para arquivamento de longo prazo. Os disquetes podem ser usados para armazenar dados por longos períodos de tempo. No entanto, é importante observar que os disquetes não são uma solução confiável de armazenamento de longo prazo, pois podem deteriorar-se com o tempo.
*
Criando discos inicializáveis. Os disquetes podem ser usados para criar discos inicializáveis que podem ser usados para instalar um sistema operacional ou reparar um computador.
Por que você usaria um disquete? Apesar de suas muitas desvantagens, os disquetes têm algumas vantagens que os tornam úteis em determinadas situações:
*
Os disquetes são portáteis. Eles são pequenos e leves, o que os torna fáceis de transportar.
*
Disquetes são baratos. Eles podem ser comprados por alguns dólares cada.
*
Os disquetes são compatíveis com uma ampla variedade de computadores. Quase todos os computadores fabricados antes do final da década de 1990 possuem uma unidade de disquete.
É claro que os disquetes também apresentam uma série de desvantagens, incluindo baixa capacidade de armazenamento, velocidade lenta e suscetibilidade a danos. No entanto, em certas situações, as vantagens dos disquetes podem superar as desvantagens.