O PC parece ter um novo disco rígido devido a um processo conhecido como
particionamento . O particionamento envolve dividir uma unidade de disco rígido (HDD) ou unidade de estado sólido (SSD) em várias seções, cada uma das quais pode ser usada independentemente, como se fosse um dispositivo de armazenamento separado. Isso permite que os usuários criem várias unidades lógicas em um único disco rígido físico.
No caso do PC que parece ter um novo disco rígido, o particionamento está sendo feito virtualmente através de uma técnica chamada
armazenamento conectado à rede (NAS) . NAS é um servidor de armazenamento de dados de computador em nível de arquivo, acessível por meio de uma rede de computadores, que fornece acesso a dados a um grupo heterogêneo de clientes.
1.
Disco rígido físico no computador host: Há um disco rígido físico em um computador host separado que atua como unidade central de armazenamento para o dispositivo NAS.
2.
Dispositivo NAS: O dispositivo NAS está conectado à rede, normalmente por meio de um cabo Ethernet. Possui software especializado que gerencia o espaço de armazenamento e permite que clientes (como o seu PC) o acessem pela rede.
3.
Mapeamento de disco rígido virtual: Quando você se conecta ao dispositivo NAS a partir do seu PC, o software NAS apresenta uma parte do seu espaço de armazenamento como um disco rígido virtual para o seu PC. Este disco rígido virtual aparece como uma unidade separada no explorador de arquivos ou nas ferramentas de gerenciamento de disco do seu PC.
4.
Acesso e armazenamento de arquivos :você pode acessar, ler, gravar e manipular arquivos armazenados neste disco rígido virtual da mesma forma que faria com qualquer outro disco rígido conectado diretamente ao seu PC. No entanto, como os dados estão realmente sendo armazenados no disco rígido físico do dispositivo NAS, o seu PC parece ter um novo disco rígido com espaço de armazenamento adicional.
O principal benefício de um dispositivo NAS é que ele permite que vários clientes (PCs, laptops, smartphones, etc.) acessem o espaço de armazenamento compartilhado de qualquer local da rede, tornando-o uma maneira conveniente de centralizar e compartilhar arquivos sem anexar fisicamente um dispositivo. disco rígido externo para cada PC individual.