Excluir dados e formatar um disquete são duas operações distintas que podem ser executadas em um disquete.
Excluindo dados :
- A exclusão de dados de um disquete envolve apagar o conteúdo de arquivos ou pastas específicos do disco.
- Quando você exclui um arquivo, o sistema operacional marca o espaço ocupado por esse arquivo como disponível para substituição.
- Os dados reais do disco não são removidos imediatamente; em vez disso, o sistema marca o local do arquivo como vazio, permitindo que novos dados sejam gravados nele.
- Os arquivos excluídos podem ser recuperados usando um software de recuperação de dados até que sejam substituídos por novos dados.
- A exclusão de arquivos ou pastas individuais não afeta a estrutura geral do sistema de arquivos no disquete.
Formatar disco: - Já a formatação de um disquete é o processo de inicialização e preparação do disco para armazenar dados.
- A formatação cria a estrutura do sistema de arquivos no disco, que determina como os dados são organizados e armazenados.
- Durante o processo de formatação, todos os dados existentes no disco são apagados, incluindo quaisquer arquivos, pastas e informações do sistema.
- A formatação também cria uma nova tabela de partição, tabela de alocação de arquivos e diretório raiz no disquete.
- Depois que um disco é formatado, ele fica pronto para receber dados, e os dados anteriores não podem ser recuperados sem ferramentas e técnicas especializadas.
Em resumo, a exclusão de dados remove arquivos ou pastas específicos enquanto preserva a estrutura do sistema de arquivos, enquanto a formatação de um disco apaga completamente todos os dados e configura um novo sistema de arquivos. A formatação é uma operação mais minuciosa e deve ser feita com cautela, pois não pode ser desfeita facilmente sem medidas de recuperação de dados.