Para a maioria das pessoas , o disco rígido é o componente mais importante em um computador. O disco rígido armazena todos os seus e-mails , fotos, músicas e outras lembranças . Uma série de problemas pode afligir os discos rígidos IDE (também conhecido como ATA) , levando-os a perder dados ou função de forma inadequada. Tendo algumas dicas em mente , você pode garantir que os novos discos rígidos IDE estão instalados corretamente, e aprender a detectar quando eles podem estar prestes a falhar . Fragmentação
Os discos rígidos armazenam dados em pratos girando metal. Quando você salvar os dados para a unidade , ele coloca os dados na primeira parte disponível de um prato. Se esta seção não é grande o suficiente para armazenar o arquivo inteiro , a unidade pára a escrita, e retoma na próxima seção disponível. Isso quebra o arquivo em várias seções , um fenômeno conhecido como fragmentação. Com o tempo, uma grande porção de um disco rígido pode consistir em arquivos fragmentados , reduzindo o desempenho do carro eo computador. Desfragmentar o disco rígido regularmente para evitar isso. Todas as versões do Windows incluem um utilitário gratuito para desfragmentar o disco rígido.
Cabos
Verifique se você está usando o cabo correto , se você tiver atualizado recentemente o seu disco rígido IDE e parece funcionar lentamente . Cabos de disco rígido IDE Modern conter 80 fios finos , dois para cada pino do conector na parte de trás do disco rígido. Cabos IDE mais antigos têm apenas 40 fios, mas parecem quase as mesmas . Um cabo de 80 vias é necessário para permitir que a maior velocidade possível de 133 MB /s na interface IDE. Se um cabo de 40 fios é usado , a velocidade máxima de sua unidade será reduzido para apenas 33 MB /seg. Examine o cabo para confirmar que você está usando o correto. Conte o número de fios , executando uma unha através do lado de fora do cabo . Substitua o cabo se ele tem apenas 40 fios.
Jumpers
Cada disco rígido IDE tem jumpers , pequenas presilhas de plástico , na parte de trás . Esses jumpers são usados para selecionar a configuração básica de um disco rígido colmatando conexões através de pinos metálicos delicados. Examine a etiqueta na parte superior do seu disco rígido para aprender a configuração de jumper correto para essa unidade. Certifique-se de que os jumpers estão configurados para o disco rígido para ser configurado como um "Mestre " se não houver outros discos rígidos estão presentes em seu sistema.
Drivers
Se você a certeza de que seu disco rígido está usando o cabo correto e que os jumpers estão configurados corretamente, mas ainda estão tendo um desempenho ruim , você pode ter os drivers do chipset da placa-mãe incorretas instalado. Certos incompatibilidades raros com novos discos rígidos e placas-mãe mais antigas podem causar discos rígidos para tornar-se bloqueado em modos de transferência de dados é lenta . Visite o site do fabricante da placa-mãe para procurar e baixar drivers atualizados . Failure
unidade
Se seu computador exibe mensagens de erro ao tentar copiar arquivos , ou você ouvir clicando incomum , raspando ou arranhando ruídos durante o uso do computador , o disco rígido pode estar falhando . Faça backup de todos os seus dados imediatamente para evitar a perda de arquivos importantes. Cada fabricante disco rígido tem uma utilidade livre para verificar a saúde dos discos rígidos que eles produzem. Visite o site do fabricante do seu disco rígido para fazer o download deste utilitário. Se o utilitário informa que o disco rígido tem um problema, ele deve ser substituído.