? Quase todo computador que é usado ou vendido hoje está equipado com uma unidade óptica. Essas unidades utilizam lasers para ler dados de ou gravar dados , CDs ou DVDs, permitindo um sistema de armazenamento conveniente , removível para o computador. As unidades ópticas têm sido comumente utilizado desde a década de 1990 . Eles têm uma história rica e ainda estão sendo constantemente aperfeiçoada e melhorada . História
O primeiro sistema de armazenamento de dados de computador em um disco compacto foi acordado pela Sony e Phillips em 1985, mas não foi até o início de 1990 que estas novas unidades de armazenamento , chamados de CD -ROM unidades , tornou-se acessível para o consumidor médio . Os usuários de computadores ficaram impressionados com a capacidade de um único CD-ROM para armazenar todo o conteúdo de uma enciclopédia inteira, e ficaram deslumbrados com a capacidade do meio para reproduzir clipes de vídeo full-motion em um computador .
< Br > CDs graváveis
até o final da década de 1990 , os discos ópticos com a capacidade de gravar dados em um CD começou a encontrar seu caminho em lojas de eletrônicos . Estes novos CDs , chamados de CD-Rs (o " R " ser uma abreviação para " gravável " ) , pode armazenar até 650 MB de dados em um único disco. Esta tecnologia consumidores habilitado para fazer facilmente o backup do conteúdo de seus computadores, ou para copiar CDs de áudio para compartilhar com seus amigos .
DVD -ROM
Quando DVDs tomou o mercado de vídeo doméstico pela tempestade no final de 1990 , o mundo da informática não estava muito atrás . Hoje , a maioria das unidades ópticas de leitura e gravação em CDs e DVDs . Os DVDs de alta capacidade , chamados de " dupla camada " DVDs, pode conter até 8.54GB de dados , mais de 13 vezes o máximo de informações dos primeiros CDs graváveis e custo apenas alguns centavos por disco quando comprados em grandes quantidades. Algumas unidades ópticas ainda estão sendo produzidos que pode ler DVDs , mas não escrever sobre eles. Evite essas unidades , porque não há praticamente nenhum prémio custo na compra de uma unidade que não pode fazer as duas coisas .
Blu -ray
A próxima geração de discos ópticos apoiará Blu -ray , uma nova tecnologia desenvolvida pela Sony. A capacidade de armazenamento de um único disco Blu -ray ressalta quão longe unidades ópticas têm vindo nos últimos 25 anos , os discos Blu-ray de alta capacidade pode armazenar até 50GB de dados , 76 vezes maior do que os primeiros CD-Rs. No entanto, os discos graváveis Blu -ray ainda são muito caros .
Alternativas
computadores portáteis extremamente pequenos , chamados " netbooks " estão sendo produzidos , que são tão pequenos que não houver espaço suficiente para uma unidade óptica. Ao invés de guardar os dados em CDs ou DVDs , netbooks utilizam cartões de memória que são mal maior do que os selos postais, comportam até 32GBs de dados , e pode ser escrito em muitas vezes antes que eles devem ser substituídos. Como estes cartões de memória continuam a diminuir de preço, eles podem um dia se tornar mais popular do que discos ópticos.