Com o crescimento do tamanho dos arquivos de computador, o disquete onipresente tornou-se uma coisa do passado , substituída pela primeira vez com CDs graváveis e agora com unidades flash USB. Uma unidade flash é um dispositivo pequeno plug-in que oferece capacidades de armazenamento que variam de 32MB para até 128GB . Com um tamanho pequeno que oferece um alto nível de portabilidade , pen drives ganharam uso generalizado. Armazenamento de arquivos
O principal uso de um pen drive é como um meio de armazenamento de arquivos. Devido à grande variedade de tamanhos disponíveis , uma unidade flash pode armazenar uma quantidade imensa de dados de qualquer tipo que é armazenável em um PC. Plug-and -play funcionalidade é fornecida na maioria dos sistemas operacionais modernos , o que significa o tempo que você tem uma porta USB 1.0 ou 2.0 disponível, você pode simplesmente ligar o drive na porta aberta e acessá-lo através do seu computador como se fosse qualquer outro unidade localizada em seu PC. Para sistemas operacionais incompatíveis, os fabricantes de unidades de flash muitas vezes oferecem suporte de driver para download a partir de seus sites , que quando executado irá instalar sua unidade de conceder-lhe o acesso ao espaço da unidade.
Uma vez conectado, o uso da unidade para armazenamento de arquivos é o mesmo que usar qualquer outra unidade em seu sistema. Ele aparece no sistema operacional como um drive conectado em seu sistema de arquivos e você pode mover dados de e para a unidade como você poderia com qualquer outro meio de armazenamento. Enquanto a unidade estiver ligada , os arquivos são acessíveis . Você deve evitar o uso da unidade para armazenar os arquivos que o software em seu sistema necessita para funcionar , porém, como remover a unidade irá perturbar o funcionamento dessas aplicações .
Ao remover a unidade para a portabilidade você deve primeiro escolher as opções de desconexão para o dispositivo em seu sistema operacional. Em um sistema Windows esta será acessível como um ícone na bandeja do sistema. Para um Mac , você precisa arrastar o ícone do drive flash para o ícone Lixeira para ejetar o disco, tornando-o seguro para a remoção. Se você remover a unidade sem antes removê-lo do sistema operacional, você pode interromper o último arquivo transferido.
Vantagens e Desvantagens
Há vantagens e desvantagens quando se utiliza drives flash como armazenamento , em vez de usar um disco rígido ou gravar dados em uma unidade óptica . Maior desvantagem de um drive flash encontra-se na necessidade de uma porta USB para conectividade.
USB (Universal Serial Bus) oferecer uma interface padrão para dispositivos de plug-in em computadores modernos e vêm em versões 1.0 e 2.0 . Velocidades de transferência USB são mais lentas do que as velocidades de transferência utilizados para outros grandes transferências de dados , como Firewire ou Ampla Ultra2 SCSI. Taxas de transferência USB são tão baixos como 1,5 Mbps , enquanto o USB 2.0 pode transferir dados a 480 Mbps . Firewire , que é um protocolo de transferência utilizado por muitas câmeras modernas e gravadores de vídeo , pode transferir a taxas de 1600Mbps , e Wide Ultra2 SCSI usado em discos rígidos SCSI para aplicações de negócios , tais como servidores de arquivos pode transferir a 640Mbps . Junto com as limitações de velocidade , pen drives também são mais caros em uma comparação do tamanho -to-size com outras opções de armazenamento, tais como armazenamento óptico em um DVD ou de armazenamento em um disco rígido externo.
A maior vantagem de usar uma unidade flash encontra-se com sua portabilidade. Você pode armazenar dados em uma unidade flash , em seguida, colocá-la no bolso e vão, ao contrário de discos rígidos externos maiores. Sem partes móveis de uma unidade flash pode levantar-se a maiores choques durante o transporte. Você também não precisa se preocupar com danos leves destruir os dados como com discos de armazenamento óptico , devido à cobertura protetora que envolve a parte interna flash drive , e ao contrário de armazenamento ótico , uma unidade flash não exigirá software de gravação especial para armazenar dados.