Criado pela Western Digital , em meados da década de 1980 , a unidade IDE original foi projetado para combinar um controlador de dispositivo com um disco rígido. Em 1994, este projeto foi melhorado, dando a esta nova versão a capacidade de ler e gravar dados em velocidades mais rápidas . Este novo projeto foi apelidado de EIDE ( Enhanced IDE ) . Velocidade
mais rápido do que o antecessor, o IDE, com uma taxa de transferência de apenas 8,3 Mb /s, a unidade EIDE mais rápido suporta uma taxa de transferência de 16,6 MB /s. As taxas de transferência mais rápidas permitir que a unidade mais trabalho em um determinado período de tempo.
Projeto
O disco rígido EIDE é projetado com um sistema BIOS ( Basic Input /sistema de produção ) mais recente do que a suportada por drives IDE , permitindo que os discos rígidos maiores que 504 MB para ser compatível . Esta nova versão também suporta dispositivos de disco não- rígidos , como CD- ROMs.
Nome
Enquanto o nome EIDE pertence e é criado pela Western digitalina 1994 , o projeto é conhecido por muitos outros nomes, tais como IDE rápido, rápido ATA e ATA- 2. Estes outros nomes sigam o exemplo com os seus antecessores. A versão original do IDE foi utilizada por outras empresas sob os nomes ATA e ATA -1.