? O disco rígido é uma maravilha da engenharia . Uma unidade de 2 terabytes tem uma capacidade de 2.000 bilhão de bytes ou o equivalente a 200.000 unidades de disco rígido de 10 megabytes que estavam disponíveis com a primeira geração de computadores pessoais da IBM. Estas unidades têm a capacidade de armazenar o valor de uma biblioteca inteira de áudio, vídeo e dados de impressão em um pacote de bolso. Codificação de dados
Todos os dados armazenados em um disco rígido é dividido em uns e zeros individuais chamados bits. Estes bits são agrupados em octal números de 8 bits que são usados para representar caracteres . A capacidade de quebrar dados em uns e zeros permite que seja armazenada magneticamente como uma carga positiva ou negativa em um disco de metal com revestimento especial .
Propriedades de disco
difícil Modern unidades são na verdade uma pilha de pratos de metal montadas em um hub. Ambos os lados de cada prato são altamente polido e revestido com uma camada magnética capaz de receber e segurando uma carga. Enquanto a unidade estiver ligada, os pratos giram em torno de 4.000 rpm. As cabeças magnéticas montadas nas extremidades dos braços controlados mecanicamente mover rapidamente para trás e para a frente ao longo da superfície dos discos para executar operações de leitura e escrita . As cabeças não toca na superfície dos discos ; eles passar sobre os discos , a uma distância de menos do que a espessura de um cabelo humano . Estas tolerâncias finas são uma razão que é perigoso para mover um computador enquanto ele estiver ligado.
Geometria Unidade
A forma que as partições de dados individuais são organizados em uma unidade é conhecida como geometria do disco . Para visualizar como uma unidade é dividido , pense em um cruzamento entre um disco de vinil e uma torta. As fatias radiais de uma torta são referidos como sectores . Os anéis verticais que se estendem a partir do centro para a extremidade do lado de fora da pilha de travessas são referidos como cilindros . A superfície individual de cada prato é referido com o número de sua cabeça de leitura /gravação correspondente. Cada um desses endereços começa com zero. Assim, o primeiro setor do primeiro cilindro no topo prato seria conhecido como 0,0,0 . O segundo setor do primeiro cilindro no topo prato seria 0,0,1 e assim por diante .
Localizando Dados
Desde a unidade tem nenhuma maneira de saber quão grande ou pequeno o próximo arquivo armazenado será , não reservar espaço antecipadamente. Quando uma solicitação de gravação é emitida, a unidade começa a armazenar dados sobre o primeiro setor disponível. Quando que o setor está cheio , os dados são gravados no próximo setor disponível. Um arquivo grande pode ser espalhada em vários pratos e setores no disco . A localização de cada pedaço do arquivo é gravado em uma tabela de alocação de arquivos no caminho do disco de zero, que é usado como um índice , registrando a localização eo tamanho de cada fragmento de arquivo na unidade. Danos ao pista zero geralmente causar falha na unidade desde que a unidade não é mais capaz de determinar onde os arquivos armazenados estão localizados.
Desfragmentação
Quanto mais tempo uma unidade é em uso, as partes constituintes mais espaçados de um arquivo se tornar . A desfragmentação é um processo que reorganiza fragmentos de arquivos em seções contíguas ou eficientemente mais acessados da unidade. O Windows inclui um programa de desfragmentação no sistema operacional base. A execução deste programa periodicamente pode acelerar o acesso ao disco e desempenho do sistema.