SCSI, o Small Computer System Interface , é um projeto de hardware prémio para discos rígidos de computador . Todos os aspectos de desempenho do disco rígido são melhoradas em um ambiente SCSI comparação com IDE ou SATA convencional encontrados em computadores de consumo. SCSI é geralmente reservado para aplicações de computador high-end , incluindo ambientes de servidor ou de processamento de dados de alta carga. SCSI é mais caro e complicado para a instalação de sistemas de menor capacidade , e existem variações amplas sobre o tipo de configurações SCSI disponível . História
As muitas versões de SCSI disponíveis hoje nascem da longa e variada história desta interface. Ao contrário de interfaces de disco rígido competindo , SCSI era originalmente um sistema de transferência de dados entre dois dispositivos , discos rígidos não exclusivamente . Assim, a variedade de conectores e métodos de transferência tem evoluído continuamente ao longo das décadas desde a sua criação em 1979. Enquanto SCSI hoje é usado principalmente para unidades de disco rígido , a flexibilidade e diversidade dos diferentes tipos de SCSI é um subproduto da sua vasta história.
Conectores
Uma característica particularmente óbvio que diferencia drives SCSI é o tamanho , a forma ea contagem de pinos de um conector SCSI. Muitas vezes, os conectores são diferentes devido ao tamanho ou a instalação da unidade SCSI desejado . Adaptadores e cabos para misturar drives e computadores com conectores diferentes estão disponíveis. A natureza mecânica do conector SCSI em si geralmente não é uma razão para a incompatibilidade entre dispositivos SCSI .
Cadeia
Um uso comum para o sistema SCSI é o capacidade de corrente de várias unidades juntas em um arranjo. Dependendo das configurações de matriz, isso pode criar um sistema robusto , com melhor segurança de dados e processamento. No entanto, as limitações para o encadeamento variar entre diferentes tipos de unidade SCSI. As interfaces SCSI antigos permitido um máximo de oito unidades para ser encadeados . Como a exigência de armazenamento mudam continuamente , também têm esses limites. Drives SCSI modernas geralmente pode lidar com até 16 unidades em uma única cadeia .
Bus
uma diferença considerável entre os diferentes tipos de unidade SCSI é a velocidade com que a unidade real os dados podem ser acedidos . Desde a sua criação , esta velocidade de ônibus aumentou dramaticamente a partir de 10 megabytes por segundo para mais de 300. Esta distinção é normalmente classificada pela terminologia "Ultra Wide" SCSI. Ao longo dos anos , a evolução da velocidade de barramento levaram a novos padrões "ultra" , com a mais rápida de ser o Ultra320 .
Largura do barramento
Semelhante a largura de banda de Internet, ônibus largura descreve a amplitude de dados que podem ser transferidos para uma dada velocidade . Esta é uma característica separada da velocidade, e os dois juntos definir a eficiência geral de um disco rígido para acesso aos dados. Tal como acontece com outros aspectos do desenvolvimento SCSI, largura de barramento mudou ao longo do tempo para acomodar as aplicações mais exigentes. Drives SCSI modernas têm 16 bits de largura de ônibus.