idealizado pelo co- fundador da Apple, Steve Jobs , em 1984 , o Macintosh tornou-se um dos computadores mais populares no mundo da tecnologia. Esta popularidade diminuiu e diminuiu através dos anos 80 e 90 até que a Apple começou a agilizar seus computadores, comercializá-las mais para as famílias e programas educacionais em vez de para as grandes empresas e suas redes. Hoje, o Mac leva mais de participação no mercado de computadores pessoais com cada trimestre. Sua evolução do computador de trabalho desajeitado para laptop aerodinâmico é uma das grandes histórias de sucesso no mundo da informática. Incursão inicial de 1980
da Apple com a linha de computadores Macintosh veio em 1984 com o lançamento do Macintosh 128K . Introduzido através de anúncio de televisão , de Ridley Scott "1984" , o 128K contou com um teclado e um mouse , mas uma baixa contagem de RAM. A Apple corrigiu o problema RAM com a introdução do Macintosh 512K . A Apple seguiu a 512K com o Macintosh Plus , que contou com um fã do refrigerante para aliviar problemas de aquecimento a partir de modelos de Macintosh anteriores. O próximo modelo , chamado de Macintosh SE, contou com uma unidade de disco rígido e flexível, um dos primeiros computadores para o fazer. Depois da SE veio o Macintosh II , o primeiro computador pessoal criado sob a bandeira Macintosh.
1990
Os anos 90 viram a marca Macintosh tentar chegar a diferentes públicos de computador com resultados mistos. Em 1990, a Apple lançou e comercializou o Mac LC diretamente para as famílias e as instalações de educação , concentrando-se que seja a primeira cor acessível Mac . Tornou-se um esteio nas salas de aula em todo os Estados Unidos . Ao mesmo tempo , a Apple introduziu o PowerBook 100 , a oferta de introdução da linha de laptop popular. 1997 viu o retorno de Steve Jobs à Apple. Seu retorno trouxe com ele a introdução do iMac, um computador colorido tudo -em-um pessoal que foi um dos primeiros a abandonar drives de disquetes para discos compactos .
2000 do
fortunas da Apple subiram até a primeira década do século 21. O PowerBook continuou a ser um best-seller com o seu modelo G4 se tornar um esteio na faculdade e cultura adulta jovem. Enquanto isso, o iMac, uma área de trabalho para todos os fins , Se tornou um outro best seller , com seu tamanho de tela grande de ser uma atração. No final da década, o MacBook Pro da Apple viu combinando o Macintosh com um sistema de processamento Intel , levando a uma versão mais enxuta e mais rápido do PowerBook .
2010 do
a nova década viu uma reintrodução do MacBook Pro com três opções de tamanho de tela. Uma versão mais leve do Pro chegou com o MacBook Air . O design fino da Air fez a inclusão de uma unidade de disco impossível , tornando seus usuários confiar apenas em unidades USB .