Alocador de recursos: O sistema operacional atua como um alocador de recursos gerenciando e alocando vários recursos do sistema, como tempo de CPU, memória, dispositivos e arquivos. Garante que esses recursos sejam distribuídos de forma eficiente e justa entre os diferentes usuários e processos. Veja como o sistema operacional realiza a alocação de recursos:
-
Programação de CPU :O sistema operacional decide qual processo deve ser executado na CPU em um determinado momento. Utiliza algoritmos de escalonamento para determinar a ordem de execução do processo, garantindo a utilização eficiente da CPU.
-
Gerenciamento de memória :o sistema operacional gerencia a alocação e desalocação de memória para diferentes processos. Ele controla a memória disponível e a atribui aos processos conforme necessário.
-
Gerenciamento de dispositivos :o sistema operacional controla o acesso a dispositivos como impressoras, scanners e unidades de armazenamento. Ele garante que vários processos possam usar esses dispositivos sem conflitos.
-
Gerenciamento de arquivos :o sistema operacional organiza e gerencia arquivos em dispositivos de armazenamento. Ele fornece mecanismos para criar, excluir, ler e gravar arquivos, bem como controlar o acesso a eles.
Programas de controle: O sistema operacional também consiste em programas de controle que monitoram e gerenciam a operação geral do sistema. Esses programas incluem:
-
Agendador de tarefas :O agendador de tarefas é responsável por gerenciar a execução de tarefas ou processos do usuário. Ele aceita trabalhos de usuários, os coloca em fila e agenda sua execução com base em vários fatores, como prioridade e disponibilidade de recursos.
-
Gerenciador de Processos :O gestor de processos supervisiona a execução dos processos e garante a sua correta execução e encerramento. Ele cria e finaliza processos, atribui recursos a eles e cuida da sincronização e comunicação de processos.
-
Gerenciador de memória :O gerenciador de memória é responsável por gerenciar a alocação e desalocação de memória para diferentes processos. Ele monitora a memória disponível, lida com a fragmentação e garante uma utilização eficiente da memória.
-
Gerenciador de dispositivos :O gerenciador de dispositivos gerencia a alocação e desalocação de dispositivos para processos. Ele garante que os dispositivos sejam usados de forma eficiente, resolve conflitos entre processos que competem pelo mesmo dispositivo e lida com falhas de dispositivos.
-
Gerenciador de arquivos :o gerenciador de arquivos organiza e gerencia arquivos em dispositivos de armazenamento. Ele fornece mecanismos para criar, excluir, ler e gravar arquivos, bem como controlar o acesso a eles.