O núcleo das instruções de processamento SQL O núcleo das instruções de processamento SQL pode ser resumido da seguinte forma:
1. Linguagem de definição de dados (DDL):instruções DDL são usadas para criar, modificar ou eliminar objetos de banco de dados, como tabelas, visualizações, índices e usuários. As instruções DDL mais comumente usadas são CREATE, DROP, ALTER e TRUNCATE.
2. Linguagem de manipulação de dados (DML):instruções DML são usadas para inserir, atualizar, excluir ou recuperar dados de tabelas de banco de dados. As instruções DML mais comumente usadas são INSERT, SELECT, UPDATE e DELETE.
3. Linguagem de controle de dados (DCL):as instruções DCL são usadas para conceder ou revogar permissões em objetos de banco de dados para usuários ou funções. As instruções DCL mais comumente usadas são GRANT, REVOKE e ALTER AUTHORIZATION.
4. Linguagem de controle de transação (TCL):as instruções TCL são usadas para controlar as propriedades ACID (atomicidade, consistência, isolamento, durabilidade) das transações. As instruções TCL mais comumente usadas são BEGIN TRANSACTION, COMMIT e ROLLBACK.
Essas quatro categorias de instruções formam o núcleo do processamento SQL e podem ser usadas para executar quase todas as operações de banco de dados. Outras instruções SQL, como aquelas para criação de procedimentos armazenados, gatilhos e funções, são construídas com base nessas instruções principais.