Existem várias maneiras de indicar alterações a serem atualizadas em uma planilha do Excel, cada uma com suas próprias vantagens e desvantagens:
1. Destaque: * Método
: Use os recursos de destaque interno do Excel (formatação condicional ou destaque manual) para células de código de cores que precisam ser atualizadas. Por exemplo, amarelo para adições, vermelho para subtrações e verde para mudanças de preço.
*
Vantagens: Simples, visual, facilmente compreendido.
*
Desvantagens: Pode ficar desgastado se muitas alterações forem feitas. Não registra inerentemente * qual é a mudança, apenas * que * é necessária uma alteração.
2. Separe a coluna/folha do "Log Alterar": * Método
: Adicione uma coluna (ou uma folha separada) para rastrear as alterações. Inclua colunas para:ID do item, data de alteração, tipo de alteração (por exemplo, "adição", "subtração", "mudança de preço"), valor antigo, novo valor.
*
Vantagens: Mantém uma trilha de auditoria clara, mostra a história das mudanças.
*
Desvantagens: Requer mais esforço para manter, pode exigir que as fórmulas atualizem automaticamente a folha de inventário principal com base no Changelog.
3. Comentários: * Método
: Use o recurso de comentário do Excel (clique com o botão direito do mouse> Insira o comentário) para adicionar notas diretamente às células que precisam ser atualizadas. Explique a natureza da mudança.
*
Vantagens: Permite explicações detalhadas diretamente ao lado dos dados afetados.
*
Desvantagens: Os comentários podem ser facilmente perdidos se não for explicitamente procurados. Não atualiza automaticamente o inventário.
4. Formatação condicional com ícones: * Método
: Use a formatação condicional para exibir ícones (por exemplo, seta para aumentar a seta para aumentar a seta para diminuir) ao lado dos valores alterados.
*
Vantagens: Indicação visual clara da direção da mudança, menos confusa do que destacar sozinho.
*
Desvantagens: Não mostra a magnitude da mudança, ainda não atualiza automaticamente.
5. Usando uma coluna "Status": * Método
: Adicione uma coluna indicando o status de cada linha, como "Atualização pendente", "atualizada" ou "erro".
*
Vantagens: Filtragem e classificação fáceis para ver quais itens precisam de atenção.
*
Desvantagens: Não especifica * o que * precisa ser atualizado.
Melhores práticas: *
Consistência: Escolha um método e siga com ele de forma consistente.
*
clareza: Verifique se o significado do método escolhido é claro para todos que usam a planilha.
*
Automação (se possível): Se você tiver muitas alterações, explore usando macros VBA ou consulta de energia para automatizar alguns aspectos para atualizar as alterações de inventário e rastreamento.
Para o gerenciamento mais simples de inventário, uma combinação de destaque e uma folha de "log de alterações" separada fornece um bom equilíbrio entre simplicidade e migida. Para necessidades mais complexas, considere o uso de ícones de formatação condicional e uma coluna "status", além do log de alterações. Lembre -se de documentar claramente o método escolhido na própria planilha.