Não é preciso dizer que há apenas
dois Tipos de planilhas. Existem muitas maneiras de categorizar as planilhas, mas aqui estão duas maneiras comuns de pensar sobre elas:
1. Por propósito: *
planilhas de uso geral: Esse é o tipo mais comum, projetado para uma ampla gama de tarefas, como orçamento, rastreamento de dados, criação de gráficos, cálculos e muito mais. Os exemplos incluem o Microsoft Excel, o Google Sheets e o Apple Numbers.
*
planilhas especializadas: Eles são projetados para indústrias ou tarefas específicas, oferecendo recursos adaptados a essas necessidades. Exemplos incluem:
*
planilhas financeiras: Para modelagem financeira, análise e relatórios.
*
planilhas científicas: Para análise científica de dados, simulações e cálculos.
*
planilhas de gerenciamento de projetos: Para gerenciar projetos, rastrear tarefas e alocar recursos.
2. Por aplicação: *
planilhas de mesa: Estes são instalados no seu computador e são executados localmente. Exemplos:Microsoft Excel, LibreOffice Calc, OpenOffice Calc.
*
planilhas baseadas em nuvem: Eles são acessados on -line através de um navegador da Web e armazenados na nuvem. Exemplos:folhas do Google, planilha Zoho, SmartSheet.
Nota importante: Muitas vezes, há sobreposição entre essas categorias. Por exemplo, o Google Sheets é uma planilha de uso geral e uma planilha baseada em nuvem.