A violação de direitos autorais ponto a ponto (P2P) refere-se à cópia e distribuição não autorizadas de materiais protegidos por direitos autorais (como música, filmes, software, livros etc.) usando redes ponto a ponto. Em uma rede P2P, os computadores dos usuários são clientes e servidores, compartilhando arquivos diretamente entre si, em vez de passar por um servidor central.
Isso dificulta o rastreamento da fonte de arquivos infratores e leva a violações generalizadas de direitos autorais porque:
*
Facilidade de acesso: As redes P2P tornam incrivelmente fácil encontrar e baixar conteúdo protegido por direitos autorais ilegalmente. Os usuários podem pesquisar arquivos específicos e baixá -los diretamente dos computadores de outros usuários.
* Natureza descentralizada: A natureza descentralizada das redes P2P dificulta que os detentores de direitos autorais identifiquem e processem infratores. Não há um único ponto de controle para desligar.
*
Falta de supervisão: Muitas redes P2P não têm mecanismos para verificar a legalidade de arquivos compartilhados. Os usuários podem, sem saber, baixar material protegido por direitos autorais.
*
Compartilhamento de arquivos Incentivado: As redes P2P geralmente incentivam os usuários a compartilhar seus arquivos, espalhando ainda mais o conteúdo protegido por direitos autorais.
Embora existam alguns usos legítimos para redes P2P, a tecnologia foi amplamente usada para violação de direitos autorais, levando a perdas significativas para os detentores de direitos autorais e solicitando ações legais contra usuários e operadores de rede P2P.