É uma preocupação crescente para os editores de software : como licenças de software ser aplicada uma vez que já foram comprados ? Não há uma resposta fácil para a questão . Iniciando uma auditoria de cada usuário final do programa de software é , caro e pouco prático demorado. Se a solução é embutido no software ou a solução é usar um tipo diferente de licença , as editoras estão se voltando para formas criativas de aplicar licenças. Instruções
1
Use uma licença perpétua , com uma taxa de assinatura anual adicional para o apoio. Licenciamento perpétuo permite um consumidor a pagar uma taxa de licença única para a vida do software. Adicionando a taxa de suporte permite-lhe manter o controle de quantos computadores precisam de apoio e se o número de usuários corresponde ao número de licenças detidas .
2
Criar uma licença anual , bienal ou semestral software. Este tipo de licença é mais fácil de aplicar do que uma licença perpétua . Um sistema de lembrete pode ser construído diretamente em seu software , proporcionando uma tela do prompt quando as licenças de um usuário estão perto do vencimento .
3
Enforce licença anual do software através da construção de um componente à prova de falhas . Este mecanismo pode desativar ou limitar o uso do software até que o usuário é capaz de fornecer provas de que a nova taxa de licença foi pago. Na maioria dos casos , a prova seria necessário códigos reativação fornecidas quando um usuário compra uma renovação da licença.
4
Criar um sistema de autenticação para programas para os quais licenças de usuários simultâneos são vendidos. Um sistema de autenticação fornece uma maneira de alertar o usuário quando ele está usando mais do que o seu licenciamento simultâneo permite . Pode ser tão simples como uma mensagem de erro ou tão complicada como não permitir o acesso ao programa .
5
Criptografar o seu software de modo que somente os usuários com um código válido SA ( ativação de software) pode acessá-lo . Códigos SA são transmitidas para um servidor remoto que irá desbloquear o programa com todos os recursos para os consumidores. Isto permite-lhe acompanhar e fazer cumprir os termos e condições da licença de software .
6
Considere DRM (gestão de direitos digitais) soluções. Um sistema DRM baseado na Internet pode sub-repticiamente estabelecer uma conexão entre o computador do usuário eo servidor . Esta ligação só tem efeito quando um cliente usa o programa . Ele é projetado para autenticar que o dispositivo usando o programa está vinculado à licença.
7
Fornecer opções de licenciamento de rede para seus clientes. Embora um pouco mais caro , uma licença de software de rede é benéfico para as empresas cujos funcionários não usam um software especial em uma base regular. A licença de rede permite que a instalação do software no servidor. Um ou alguns funcionários podem usar o software de cada vez. Quando um usuário fecha o programa , é devolvida à rede para uso geral.