Um computador , não importa o quão poderoso o seu hardware pode ser, não será executado sem o software . Em muitos casos , o software é muito mais caro do que o hardware . A tentação de obter software de maneira ilegítima é significativo. Existem vários meios pelos quais os indivíduos e as empresas de obter software de maneira ilegítima . O que todos os tipos de pirataria de software têm em comum é que eles são ilegais. O que é pirataria de software ?
Pirataria de software assume muitas formas. Em todos os casos de pirataria de software , software é obtida , distribuídos, ou ambos, por outros que não a autorizada pelo fabricante ou agente de licenciamento meios. Software pirata pode ser software autêntico que é distribuído de forma inadequada ou software que tenha sido copiado ou duplicado por meios não autorizados . Alguns fabricantes de software usam proteção contra cópia , registro e ativação ou outros meios para tentar conter a pirataria de software.
Software falsificado
Falsificação de software é comparável com imitações de roupas de grife falsificadas e acessórios. O nome pode ser a mesma que a do software original , mas não foi produzido ou distribuído pelo fabricante legítimo . A embalagem é muitas vezes de má qualidade, com manuais fotocopiados e CDs produzidos por um gravador de CD ao invés de um processo utilizado por fabricantes legítimos. Como se pode imaginar , o software falsificado é muitas vezes muito mais barato do que o software autêntico.
OEM Separação
OEM é uma sigla que significa " fabricante original do equipamento . " O termo refere-se a um fabricante que adquire um produto , neste caso , software e rebrands -lo com a sua própria marca para vender produtos com ele fabricados. Software OEM empacotado é muitas vezes rotulado como " para distribuição com novo PC Hardware Only" e é muitas vezes oferecido juntamente com o software pré-instalado para servir como backups. A pirataria ocorre quando o software é instalado em uma segunda máquina .
Softlifting
softlifting é um tipo de pirataria informática que muitas vezes ocorre com usuários individuais. Um usuário legitimamente comprar e usar um pacote de software . A pirataria ocorre quando o usuário permite que outro usuário, muitas vezes um amigo ou membro da família , para instalar o software em um segundo ou terceiro computador. Ele também é conhecido como softloading ou pirataria usuário final. Embora este tipo de pirataria ocorre muitas vezes sem nenhum ganho monetário , ainda é ilegal.
Hard Disk Carregando
carregamento de disco rígido geralmente ocorre no nível de um varejista. A pirataria ocorre quando o software é pré-carregado em computadores sem o varejista tendo obtido um OEM ou acordo de valor agregado a fazê-lo a partir do fabricante do software. Em muitos casos, os consumidores que compram computadores carregados com software pirata não receberá mídia de backup ou manuais de utilizador , mas será cobrada para o software como parte do preço do computador. Este tipo de pirataria ocorre frequentemente com os programas mais antigos, como o Windows 95 ou Windows 98.
Software Corporativo pirataria pirataria
software corporativo é semelhante ao softlifting em que o software ou licença de software é originalmente comprado legitimamente . No entanto , a pirataria ocorre quando a empresa subnotificação do número de máquinas em que o software será carregado. Pirataria também ocorre quando o software é instalado em um servidor da empresa com acesso ilimitado ( dentro da empresa ) ao invés de ser instalado em um servidor que requer o acesso autorizado e está limitada ao número de usuários apresentados pela empresa para o fabricante do software .
Internet Software piracy
pirataria de software Internet é uma das formas mais comuns de pirataria de software. Software é baixado ilegalmente da Internet através de redes de compartilhamento de arquivos peer- to-peer . Pirataria de software Internet também ocorre quando o software falsificado é vendido através de sites de leilões e anúncios classificados.