? Software de aplicativos para redes tem várias funções . O primeiro é para fornecer processamento multitarefa para os usuários do grupo para acessar programas simultaneamente. Software é licenciado para operar sistemas operacionais cliente /servidor. Para estações de trabalho individuais , os fornecedores de software têm diferentes exigências em matéria de leis de propriedade intelectual e direitos autorais. Requisitos de licença
maioria dos fornecedores de software fará provisões no requisito de licença para máquinas locais , atribuindo um número de lote para o software para essa máquina. Uma empresa pode comprar uma licença de instalação que cobre todos os computadores , independentemente se eles estão na rede ou não. Licenças de site pode ser caro e pode exigir ferramentas de software extras que incluem utilitários para a gestão do software na rede. A licença independente é mais barato e pode ser atualizado para ser incluído na rede , mas não tem ferramentas de utilitário de rede que são fornecidos com uma compra de licença de instalação .
Políticas Locais
Os administradores de sistemas devem garantir que o software é contabilizado e só usado em uma estação de trabalho que está licenciado para . Usando uma cópia não autorizada do software em um computador de rede ou autônomo é uma violação da Lei de Direitos Autorais dos EUA pode levar a multas e penalidades de até US $ 250.000. As políticas locais devem ser estabelecidos para lembrar os usuários finais do que uma violação de direitos de autor contém . Por exemplo , o software licenciado para uma máquina usada em várias máquinas (mesmo em uma rede) é uma violação do software. Se uma licença de rede do software é para ser usado em várias máquinas autônomas , deve ser escrito para a compra sobre configuração de software e uso.
Purchasing Questões
a funções de compra de software semelhantes a um contrato de arrendamento . O comprador não possui os direitos autorais , mas " locações " o direito de usar o software que inclui atualizações e utilitários especiais. A maioria dos fabricantes de software criaram arquivos especiais "chave" que podem determinar se o software é usado para uma rede ou única estação de trabalho . Muitos fornecedores não irá permitir uma cópia da rede de software num único posto de trabalho devido ao facto de que o programa é gravado para várias estações de trabalho e pode ser copiado e usado sem a compra de uma licença de grupo . A maioria dos programas freeware e shareware podem ser ligados em rede e utilizado em uma única estação de trabalho sem restrições de licença .
Várias classificações
Embora os fornecedores determinar a extensão da rede e licenças de estações de trabalho locais , a estrutura de licenciamento é bastante complexa . Licenças proprietárias podem ter restrições quanto a saber se o software é usado apenas em uma rede ou estação de trabalho. Fornecedores como a Microsoft também fornece licenciamento relacionados com o código-fonte que realmente funciona o software e como o usuário final deve implantar o software em uma rede ou estação de trabalho local. Outras classificações são licenças de software open-source , licenças de software não-livre e de licenças de software comercial royalty-free.