Diagramas de fluxo de dados são usados para ilustrar como a informação se move entre sistemas inter-relacionados na realização de uma dada função , tarefa ou processo. A descrição visual deste fluxo de informação é normalmente processado em vários níveis de granularidade , com cada nível dado que mostra como os dados são transmitidos em uma determinada etapa do processo e, posteriormente, repassada ao completar esse passo. Este artigo mostra como a abordagem de dados Diagramas de Fluxo em geral. Coisas que você precisa
meio visual (por exemplo , quadro branco, ou um programa de desenho)
Mostrar Mais instruções
Diagrama de Contexto
1
No nível mais alto , qualquer processo pode ser visto como um único passo , o qual é alimentado a informação , talvez armazena a informação , e, finalmente, transfere as informações juntamente . O nível 0 Diagrama de Fluxo de Dados , ou Diagrama de Contexto , é projetado para representar apenas as entradas e saídas de todo o processo.
2
Desenhe um círculo no meio do seu espaço de trabalho . Isso vai representar o seu processo global.
3
Organizar retângulos em torno desta figura processo. Desenhe um retângulo para cada sistema externo que tanto contribui ou retira o seu processo central.
4
permanecer em um nível elevado, com esses rótulos . Se você estivesse ilustrando colocação da ordem de telefone, você pode mostrar um círculo rotulado "Ordem" cercado por retângulos como cliente , fabricante e Logística - se logística foram geridos por uma empresa externa .
5
Desenhe setas ( flui ) entre esses números para mostrar como a informação vai passar de e para esses diferentes sistemas. Rotular cada seta com o nome das informações trocadas .
6
Adicione uma nova página e rotulá-la Figura 0 . Este diagrama também é utilizado para representar todo o processo em uma página, mas este nível de detalhe vai mostrar todas as principais funções e interfaces que alimentam o processo no diagrama de contexto .
7
Mantenha Figura 0 pormenor baixo também. Seu processo de ordem de colocação pode mostrar o Call Center , Gestão de Estoque, Expedição e Faturamento como os principais componentes do processo a este nível .
Subníveis
8
Escolha um fluxo único ( uma seta) a partir do diagrama Figura 0 . Isso vai se tornar o foco para o próximo diagrama, mais detalhada .
9
um novo espaço de desenho, utilizando a linha escolhida a partir do diagrama Figura 0 como seu novo processo central, ilustrar com círculos, quadrados e linhas os processos e as fontes de dados que alimentam e são alimentados a partir deste processo . Neste exemplo, se você escolheu um fluxo entre o fabricante eo processo de gerenciamento de inventário , que você pode ver agora uma mercadoria - ordenação e processo de recebimento separado nesta visão mais detalhada .
10
Evite dirigir rápido demais em muitos detalhes . Muitos detalhes podem fazer os diagramas desordenado e obscurecer as relações entre os dados e os processos de trabalho sobre os dados.
11
essas visões mais detalhadas, você pode mostrar vários processos , mas permita-se criar como muitos níveis de detalhe , conforme necessário para garantir um determinado diagrama permanece clara e concisa para que as pessoas não estão familiarizados com o sistema .
12
continuar a desenhar e rotular os fluxos que ilustram o que move dados de e para cada processo determinado . Selecione o próximo fluxo de expandir com detalhes até que você tenha atingido o ponto em que não forneceu mais detalhes são úteis .
13
Voltar para a figura 0 diagrama e começar a detalhar o seguinte fluxo de dados, e continuar até que todos os o algarismo 0 linhas foram totalmente decomposto em subprocessos e as informações que flui entre eles.