O desenvolvimento do Skype começou em 2003, quando Niklas Zennström e Janus Friis, os fundadores do Kazaa, um programa de compartilhamento de arquivos ponto a ponto, decidiram criar uma nova ferramenta de comunicação que permitiria às pessoas fazer chamadas de voz pela Internet. Eles reuniram uma equipe de engenheiros e programadores e começaram a trabalhar no projeto em Tallinn, na Estônia.
A equipe desenvolveu a primeira versão do Skype, codinome "Skyper", em 2003. O software permitia aos usuários fazer chamadas de voz gratuitas para outros usuários do Skype pela Internet usando tecnologia peer-to-peer. A equipe lançou a primeira versão beta pública do Skype em agosto de 2003 e rapidamente ganhou popularidade.
Em 2005, o Skype foi adquirido pelo eBay por US$ 2,5 bilhões. A empresa continuou a desenvolver e melhorar o software e, em 2006, lançou o Skype 2.0, que incluía novos recursos como videochamadas, transferência de arquivos e mensagens instantâneas.
Em 2011, a Microsoft adquiriu o Skype do eBay por US$ 8,5 bilhões. A Microsoft continuou a desenvolver e melhorar o software e, em 2013, lançou o Skype 6.0, que incluía novos recursos como videochamadas em grupo, compartilhamento de tela e gravação na nuvem.
Hoje, o Skype é um dos aplicativos de chamadas de voz e vídeo mais populares do mundo, com mais de 300 milhões de usuários ativos. Ele está disponível em uma ampla variedade de dispositivos, incluindo smartphones, tablets, computadores e consoles de jogos.