Não importa qual sistema operacional você está usando, nenhum computador está imune a falhas e perda de dados. Seus dados podem ser extremamente valiosa , e apoiando-se é crucial quando outros meios de proteção falhar. Quando a execução de um sistema Linux , há várias maneiras de fazer backup dos seus dados , seja para outra partição no disco rígido ou completamente fora do computador . rsync
Com o comando rsync , você pode sincronizar seus arquivos de trabalho entre o computador eo pen drive.
Rsync é uma ferramenta simples de backup que opera a partir do shell de comando e dá uma grande flexibilidade . Além de fazer o backup, ele permite que você sincronizar o diretório de trabalho para um pen drive USB , assim você pode levá-lo com você. Para trabalhar o programa , digite " rsync " em um shell de comando seguido por todas as opções - update ou anexar são exemplos - e sua fonte e diretórios de destino . Você pode, então, sincronizar os arquivos de backup no pen drive para outro computador , se desejar. Esta é uma verdadeira sincronização, como backups subseqüentes provavelmente levará menos tempo do que o backup original.
Dd
Embora o comando dd é muitas vezes usado para copiar o mestre de inicialização registro, ele pode clonar seu disco rígido inteiro . Uma ferramenta que faz o backup em setores , às vezes é útil em disco forense . Na verdade , o programa Norton Ghost é vagamente baseado em dd .
Tar
O comando tar , melhor usado para um backup completo, salva seus arquivos para um único arquivo com um sufixo tar. . Embora tar remonta aos dias de backing seus arquivos em fita , você pode salvar o seu arquivo tar. Para outra partição no disco rígido, um pen drive ou online. Mais dados podem ser adicionados ao arquivo tar. Conforme a necessidade, e backups incrementais podem ser feitas regularmente. O comando tar salva os dados no arquivo único , mas não é comprimida. Compressão, embora possível com o gzip ou comando bzip , não é recomendado - . Especialmente se você planeja adicionar ao arquivo depois
cpio
como tar, cpio (o que significa copiar em , copie a ) faz seus arquivos em um único arquivo . Embora seja semelhante ao alcatrão, que lhe permite escolher quais arquivos em um diretório que você deseja fazer backup.
Fazer um script Shell
Para simplificar as coisas , especialmente se você costuma sincronizar um diretório com o outro, você pode querer escrever um script shell executável em um editor de texto. Para automatizar ainda mais o processo , você pode agendar backups regulares através do comando crontab.