Skype é uma aplicação de computador que permite aos usuários fazer chamadas de áudio e vídeo e bate-papo na Internet. Mais de 500 milhões de usuários usam o Skype , que utiliza a tecnologia Voice over Internet Protocol ( VoIP) e tem poucas despesas gerais e largura de banda. No entanto , como muitas outras tecnologias de Internet , Skype apresenta alguns riscos de segurança quando se trata de privacidade, pirataria e conscientização do usuário que os usuários do Skype deve levar em consideração . Criptografia
Quando dois usuários estabelecer uma conexão de rede do Skype para o outro, eles compartilham uma chave de criptografia exclusiva . Durante a conversa, cada computador codifica e decodifica os dados de pacotes usando a chave. Skype usa a mesma rede para todos os usuários , por isso é possível para um hacker para monitorar e interceptar pacotes de tráfego . Se o hacker também tem a chave de criptografia , ele ou ela será capaz de decifrar as informações , mas o Skype usa protocolos diferentes para enviar as chaves e os pacotes , tornando-se duas vezes mais difícil para hackers para adquirir ambos.
Supernodes
Se a rede Skype não pode estabelecer uma conexão direta entre dois usuários finais , ele irá usar computadores Skype habilitados intermediários , chamados de " supernodes ", para redirecionar o tráfego. É possível para um supernode para monitorar o tráfego que envia e recebe , mas como ele realmente não descriptografar os dados , enquanto possuí-lo , o supernode teriam a chave de criptografia para os dados. Protocolos de segurança do Skype não permitem uma supernode ter a chave, mas como com qualquer protocolo de segurança , a implementação falha é sempre possível.
Atualizações
Hackers estão constantemente a tentar encontrar novas maneiras de invadir redes e roubar dados. Quando os desenvolvedores do Skype detectar uma nova maneira em que a segurança do programa está em risco , eles vão começar imediatamente a trabalhar em um patch ou uma atualização para corrigir o problema . Quando concluí-lo , eles liberá-lo para os usuários do Skype e tentar notificá-los através do programa , bem como fornecendo a atualização para download no site do Skype. No entanto, alguns usuários podem não baixar a atualização , deixando seus computadores em risco.
File Sharing
Skype permite aos usuários transferir arquivos de um para o outro . Enquanto o emissor eo receptor , muitas vezes, conhecer e confiar uns nos outros , isso não significa que os arquivos não estão corrompidos. Ao contrário de alguns programas de compartilhamento de arquivos e clientes de e-mail , Skype não tem um built-in de proteção contra vírus , de modo que não verificar os arquivos de infecções , enquanto eles transferir . Isso deixa a responsabilidade para o destinatário de usar o seu próprio programa antivírus para verificar o arquivo após a sua recepção . No entanto, isso não afeta a integridade da rede Skype como um todo.