Os principais recursos das apresentações eletrônicas de software (como as criadas com PowerPoint, slides do Google, palestras etc.) incluem:
Conteúdo e design: *
Texto e tipografia: Capacidade de incorporar texto em várias fontes, tamanhos, estilos (negrito, itálico, sublinhado) e cores. Recursos como pontos de bala, listas numeradas e organizações de caixas de texto ajudam.
*
Imagens e gráficos: Integração de imagens, ilustrações, diagramas, gráficos e outros elementos visuais para aprimorar a compreensão e o engajamento.
*
multimídia: Suporte para áudio (efeitos sonoros, música, narração) e videoclipes para tornar as apresentações mais dinâmicas e impactantes.
*
Animações e transições: Adicionar animações ao texto e objetos e usar transições entre slides pode criar apresentações visualmente atraentes e envolventes. Isso pode ajudar a destacar os principais pontos ou criar uma sensação de fluxo.
*
modelos e temas: Modelos e temas pré-projetados fornecem um ponto de partida para criar apresentações de aparência profissional com um estilo consistente. Isso ajuda a manter uma aparência unificada.
*
gráficos e gráficos: Ferramentas para criar e incorporar facilmente vários tipos de gráficos (barra, torta, linha, etc.) e gráficos para representar visualmente dados.
Funcionalidade e apresentação: *
Slide Navigation: Movimento fácil entre os slides usando atalhos de teclado, cliques de mouse ou botões de navegação na tela.
*
Visualização do apresentador: Uma visão separada para o apresentador mostrando o slide atual, os próximos slides, notas e um temporizador.
*
Slide Show Mode: Exibição de tela cheia otimizada para projetar a apresentação a um público.
*
Hiperlinks: Capacidade de incluir links clicáveis em sites, outros slides ou documentos.
*
Notas páginas: Espaço para adicionar notas de alto -falante que não são visíveis ao público.
* folhetos
: Opção para imprimir folhetos com slides, notas ou outras informações relevantes para os membros da platéia.
*
Recursos de colaboração (para alguns softwares): Permitindo que vários usuários trabalhem na mesma apresentação simultaneamente, incluindo o histórico de versões e os recursos de comentários.
*
Opções de exportação: Capacidade de salvar a apresentação em vários formatos (por exemplo, PDF, vídeo) para compartilhar e arquivar.
Recursos de acessibilidade (cada vez mais importantes): *
Texto alternativo para imagens: Descrevendo imagens para leitores de tela usados por indivíduos com deficiência visual.
*
Legenda e transcrição para áudio/vídeo: Fornecendo versões de texto de conteúdo de áudio e vídeo para indivíduos com deficiência auditiva.
*
Modos de alto contraste: Opções para melhorar a visibilidade para usuários com baixa visão.
Os recursos específicos disponíveis variam dependendo do software usado (PowerPoint, Google Slides, Keynote, Prezi etc.), mas esses são elementos comuns encontrados na maioria dos softwares de apresentação eletrônica.