aplicações Client Server são amplamente utilizados , tanto na Web e dentro de redes de organização interna . Os aplicativos de servidor cliente trabalhar com base de que os dados e lógica de aplicação encontra-se em um servidor e é acessível a clientes que usam vários outros computadores na mesma rede. Isto significa que uma aplicação cliente servidor , normalmente, envolvem a criação de um número de componentes interligados. Um banco de dados , uma interface para usuários para acessar os dados no lado do cliente e código de conectar esses são os principais elementos de uma aplicação Client Server . Dependendo do objetivo geral de sua aplicação, pode haver outros elementos adicionais. Instruções
1
projeto e construir o seu banco de dados. Você pode criar um banco de dados usando o software livre ou comercial. Se o seu aplicativo cliente servidor vai ser usado na Web , você pode usar sistemas como o MySQL . Dependendo do seu host, você pode ter acesso a ferramentas gratuitas como o phpMyAdmin , que tornam a construção de um banco de dados muito mais fácil . Desenhe o seu banco de dados a partir de um nível abstrato em primeiro lugar, utilizando a modelagem Entidade Relacionamento se o seu banco de dados é relacional . Come-se com um bom projeto antes de começar realmente a construção do banco de dados, como o resultado final será mais eficiente . Criar um banco de dados , utilizando uma interface para o seu Sistema de Gestão de Banco de Dados escolhido, ou executando um script SQL. (Veja Referências 1)
2
Conecte-se a seus dados. Para um aplicativo da Web, você deve usar de programação do lado do servidor para se conectar a seus dados. Se o seu aplicativo cliente servidor vai ser executado na área de trabalho , você pode ser capaz de se conectar com os dados e construir a sua interface de usuário dentro do mesmo programa , usando a mesma linguagem de programação, por exemplo, se você estiver trabalhando em Java. Os aplicativos de servidor cliente na Web geralmente usam linguagens como PHP e ASP para se conectar a seus bancos de dados , a realização de consultas e atualizações . O modelo mais comum é aquele em que esses scripts Server Side conectar aos dados e escrever HTML, enviando este para o navegador da Web como parte da interface do cliente . (Veja Referências 2)
3
Construa a sua interface de cliente . Se seu aplicativo é na Web, a interface normalmente deve ser construído usando HTML. No ambiente de trabalho , uma linguagem como Java pode ser usado tanto para se conectar com os dados e construir a interface do cliente ao mesmo tempo . Se você estiver usando PHP ou ASP no servidor , você pode usar seus scripts do lado do servidor para escrever o conteúdo HTML como eles correm , ou alternar o scripting do lado do servidor com o conteúdo HTML. De qualquer forma, o seu HTML terá de fornecer uma interface para que os usuários interajam com o aplicativo. O conjunto de tarefas que os usuários precisam ser capazes de executar deve ser facilitado pela interface HTML. Normalmente, isso vai incluir formas que permitem aos usuários consultar , adicionar e atualizar os dados. (Veja Referências 3)
4
Estilo sua interface. Sua interface do Cliente será mais eficaz se ele é denominado de forma adequada. Para aplicações de Internet , você pode usar arquivos CSS e imagens para alcançar este objectivo. Se o seu pedido é para uma organização específica , pode exigir um estilo pré-determinado que se encaixa em sua imagem de marca com . Suas imagens e declarações CSS será normalmente armazenado no servidor . Para CSS , você pode incluir propriedades de estilo dentro do conteúdo HTML , ou em arquivos separados ligados a partir do HTML. (Veja Referências 4)
5
Melhore sua interface com o script do lado do cliente . Se a sua aplicação vai ser acessados a partir de um navegador da Web no lado do cliente , você pode usar linguagens como JavaScript para melhorá-lo . Além de tornar a interface mais visualmente atraente, quando feito corretamente , scripting do lado do cliente pode fazer uma interface mais utilizável. Use JavaScript para realizar efeitos de estilo e para ajudar a interação do usuário . Um uso comum para o script do cliente está dentro de formas que a entrada do usuário captura, com JavaScript usados para validar o que o usuário digitou . (Veja Referências 5)