Os três níveis de formatação em um computador são geralmente considerados:
1.
formatação de baixo nível (formatação física): Isso lida diretamente com as propriedades físicas do dispositivo de armazenamento (como um disco rígido ou SSD). Ele prepara o dispositivo em um nível fundamental, criando a estrutura básica necessária para armazenar dados, como faixas e setores. Isso geralmente é feito pelo fabricante ou durante utilitários de disco especializados de baixo nível. Raramente é feito pelo usuário médio.
2.
formatação de alto nível (formatação lógica): Isso cria o sistema de arquivos em um dispositivo de armazenamento. Isso define como os dados são organizados e acessados, criando coisas como diretórios, nomes de arquivos e tabelas de alocação. Exemplos de sistemas de arquivos incluem NTFs (Windows), FAT32, EXFAT e APFS (MACOS). É o que acontece quando você formate uma unidade pelas ferramentas do seu sistema operacional.
3.
Formatação de apresentação: Isso se refere à formatação do * conteúdo * dos arquivos. Isso se preocupa com a forma como os dados * aparecem * ao usuário. Isso inclui coisas como estilos de fonte, recuo de parágrafos, margens de página (em um documento), ousado, itálico etc. É controlado por aplicativos como processadores de texto, planilhas e outros softwares que utilizam opções de formatação nos próprios programas.
É importante observar que o termo "formatação" pode ser usado de maneira vaga e contextos diferentes podem agrupar ou subdividir esses níveis de maneira diferente. Mas esses três geralmente representam as principais distinções.