PDF significa formato de documento portátil. Chama -se portátil porque seu design garante que um documento criado em um sistema (por exemplo, um PC Windows) pareça essencialmente o mesmo quando aberto em um sistema diferente (por exemplo, um computador macOS, uma máquina Linux ou mesmo um dispositivo móvel). Isso é alcançado através de:
*
Independência do dispositivo: O próprio arquivo PDF contém todas as informações necessárias sobre o conteúdo e o layout do documento, incluindo fontes, imagens e formatação. Ele não depende de configurações ou aplicativos específicos do sistema operacional para renderizar o documento corretamente.
*
Compatibilidade cruzada: Os leitores em PDF (como o Adobe Acrobat Reader) estão disponíveis para uma ampla gama de sistemas e dispositivos operacionais. Esses leitores interpretam as instruções do arquivo PDF e exibem o conteúdo de forma consistente, independentemente da plataforma.
*
Independente do aplicativo de criação: O padrão PDF é independente do aplicativo usado para criar o PDF. Você pode criar um PDF no Microsoft Word, Google Docs ou um editor PDF dedicado, e ele será aberto de forma consistente em qualquer leitor de PDF.
Em essência, o aspecto "portátil" refere -se à capacidade do documento de ser transportado e visualizado de maneira confiável em diferentes ambientes de hardware e software sem alterações significativas em sua aparência ou funcionalidade.