O armazenamento do computador * pode * afetar o lag de jogos, mas não é o principal fator como o desempenho da CPU ou da GPU. O impacto depende de vários fatores:
*
Tipo de armazenamento: A maior diferença é entre
HDD (unidade de disco rígido) e
ssd (unidade de estado sólido) . Os HDDs são significativamente mais lentos que os SSDs no acesso a dados. Isso significa que os tempos de carregamento serão muito mais longos com um HDD, levando a um atraso perceptível ao carregar níveis, texturas ou mesmo ativos individuais dentro de um jogo. Os SSDs reduzem drasticamente esses tempos de carregamento, resultando em uma experiência de jogo mais suave.
*
Velocidade de armazenamento: Mesmo dentro dos SSDs, há uma variedade de velocidades. Um NVME SSD mais rápido oferecerá um desempenho ainda melhor do que um SSD SATA mais lento. A diferença pode ser sutil em alguns jogos, mas perceptível em outros, especialmente aqueles com mundos de jogos grandes e frequentemente acessados.
*
Tamanho e design do jogo: O impacto da velocidade de armazenamento é mais pronunciado em jogos maiores com ativos complexos. Jogos que transmitem ativos constantemente do armazenamento serão mais afetados por uma unidade lenta do que os jogos que carregam tudo na RAM no início.
*
Outros hardware: Se você tiver uma CPU e GPU poderosa, mas um disco rígido lento, o gargalo provavelmente será o armazenamento. No entanto, se sua CPU ou GPU já estiver com desempenho inferior, o impacto da velocidade de armazenamento pode ser menos perceptível.
em suma: Embora não seja tão crítico quanto o poder de processamento e a RAM, o uso de um HDD em vez de um SSD quase certamente introduzirá algum atraso, especialmente perceptível em tempos de carga. Um SSD, particularmente rápido, é altamente recomendado para uma experiência de jogo mais suave. O tipo de armazenamento terá um impacto mais significativo no carregamento *inicial *e *carregamento de nível *do que na taxa de quadros *durante a jogabilidade *.