Não há resposta única para o que o primeiro "computador de jogo" foi, pois o conceito de um computador para jogos evoluiu gradualmente. Não houve uma liberação repentina de uma máquina especificamente comercializada como tal. No entanto, dependendo da sua definição, vários candidatos surgem:
*
Máquinas de arcade iniciais (final dos anos 1960 - início dos anos 70): Embora não sejam computadores pessoais, máquinas como * espaço de computador * e * Galaxy Game * são frequentemente consideradas entre os primeiros videogames, executando em hardware dedicado e especializado. Estes podem ser considerados antecessores dos computadores de jogos, embora não fossem máquinas de uso geral.
*
Magnavox Odyssey (1972): Este console doméstico é considerado por muitos o primeiro console de videogame em casa. Embora não seja um computador no sentido tradicional, ele usou a tecnologia eletrônica para criar jogabilidade interativa em uma televisão, estabelecendo as bases para futuros sistemas de jogos em casa.
*
Computadores pessoais iniciais com suporte de jogo (meados da década de 1970): Como computadores pessoais como o Atari 800, Apple II e Commodore 64 se tornaram mais poderosos, eles apresentavam cada vez mais jogos como um aplicativo essencial. Essas máquinas podem ser usadas para outras tarefas, mas sua popularidade foi fortemente alimentada por suas capacidades de jogo. Argumentar por qualquer um deles como "primeiro" é difícil, pois depende do que você prioriza (data de lançamento, poder de processamento, biblioteca de jogos etc.).
Em suma, não há um "primeiro" computador definitivo para jogos. O conceito se desenvolveu ao longo do tempo, misturando avanços na computação de hardware e a ascensão dos videogames como um aplicativo importante.