Para alguém completamente novo nos computadores, o software ideal não é um único programa, mas um conjunto cuidadosamente selecionado com foco na criação de habilidades fundamentais. Evite algo muito complexo inicialmente.
Sistema operacional: *
Chromeos: Este é sem dúvida o ponto de partida mais fácil. É incrivelmente intuitivo, atualiza automaticamente, tem forte segurança e foi projetado para simplificar. Os Chromebooks geralmente também são baratos.
Software (concentre -se nesses * tipos * de software, não nomes específicos): 1.
Um processador de texto simples: Algo como o Google Docs (Online) ou o LibreOffice Writer (GRATUITO, Desktop) é excelente. Isso permite o aprendizado de edição básica de texto, formatação e salvamento de arquivos. Evite processadores de texto excessivamente complexos como o Microsoft Word inicialmente.
2.
Um programa básico de planilha: As folhas do Google (online) ou LibreOffice Calc (GRÁTIS, Desktop) são novamente ótimas opções. Eles introduzem conceitos como células, fórmulas e organização de dados de maneira fácil de usar.
3.
Um editor de imagem simples: O GIMP (gratuito, desktop) é uma opção poderosa, mas pode ser esmagador. Considere começar com um editor de fotos on -line mais simples, se possível, ou apenas usando os recursos básicos de edição de imagens incorporados em sistemas operacionais (como corte e redimensionamento).
4.
um navegador da web: Chrome, Firefox ou Edge estão todos bem. O foco aqui é aprender a navegar em sites, usar mecanismos de pesquisa e entender a estrutura básica da Internet.
Coisas a evitar inicialmente: *
Software complexo: Fique longe de programas avançados como Photoshop, Suites de edição de vídeo ou software de programação até que as habilidades fundamentais da informática sejam desenvolvidas.
*
Muitos programas de uma só vez: Concentre -se em dominar um ou dois programas antes de passar para os outros.
*
software proprietário com altas curvas de aprendizado: As alternativas gratuitas e de código aberto geralmente têm mais interfaces para iniciantes.
A chave é a progressão gradual: Comece com o sistema operacional e um processador de texto simples. Depois de confortável, adicione um programa de planilha. Em seguida, explore um editor básico de imagem. O objetivo é construir confiança e familiaridade com o próprio computador, não se tornar um especialista imediatamente.