Não há um único pacote de segurança de computadores universalmente recomendado em todas as melhores universidades. As recomendações variam com base em:
* Sistema operacional
: O melhor software para Windows é diferente do MacOS ou Linux.
*
Necessidades do usuário: As necessidades de um usuário doméstico diferem significativamente de um laboratório de pesquisa ou um administrador da universidade. Um aluno precisa de proteção menos robusta do que um professor que lida com dados de pesquisa sensíveis.
*
Orçamento: Existem opções gratuitas, mas as universidades geralmente utilizam soluções de nível corporativo que são mais caras.
*
necessidades de segurança específicas: Algumas universidades podem priorizar a detecção e resposta para pontos de extremidade (EDR), outras se concentram na segurança da rede, etc.
Em vez de nomes específicos de pacotes, as universidades geralmente recomendam abordagens e categorias de software. Estes podem incluir:
*
antivírus/anti-malware: Embora as marcas específicas não sejam obrigatórias, a maioria das universidades incentiva o uso de software antivírus respeitável de fornecedores como
bitdefender ,
kaspersky (Embora o uso seja controverso devido a preocupações geopolíticas em algumas regiões),
mcAfee ,
norton ,
Sophos , ou
eset . Opções gratuitas como
Windows Defender (para Windows) ou
clamav (Fonte a aberto) pode ser sugerido para usos menos sensíveis.
*
firewall: As universidades geralmente incorporam firewalls no nível da rede, mas os firewalls pessoais incorporados em sistemas operacionais (como o Windows Firewall) são frequentemente recomendados para proteção suplementar.
*
VPN: Especialmente para estudantes e professores usando redes Wi-Fi não garantidas, as universidades defendem fortemente o uso de VPNs para criptografar o tráfego da Internet. Eles podem até oferecer acesso institucional à VPN.
*
gerentes de senha: Gerenciar inúmeras senhas complexas é crucial. As universidades incentivam o uso de gerentes de senha como
LastPass ,
1password ,
Bitwarden , ou
Dashlane .
*
Autenticação multifatorial (MFA): Este não é um pacote de software específico, mas as universidades de prática de segurança pressionam fortemente para todas as contas on -line. A ativação do MFA adiciona uma camada extra de segurança além das senhas.
*
Detecção e resposta do terminal (EDR): Para ambientes de alta segurança (laboratórios de pesquisa, servidores administrativos), as universidades geralmente implementam soluções sofisticadas de EDR de fornecedores como
Crowdstrike ,
SentineLone , ou
carbono preto . Estes são de grau empresarial e normalmente não são usados por estudantes individuais.
Em suma, você não encontrará uma lista como "os 5 principais pacotes de segurança recomendados pelas principais universidades". As recomendações são muito mais sutis e baseadas no contexto e nas necessidades dos usuários e seus dados. Verificar o site de segurança de TI da sua universidade é a melhor fonte para suas diretrizes e recomendações específicas.