Não existe um único computador multimídia "melhor" de 2009, pois a máquina ideal dependia fortemente das necessidades e do orçamento individuais. No entanto, podemos falar sobre o que as especificações teriam constituído uma máquina multimídia sofisticada naquele momento:
Um computador multimídia de primeira linha em 2009 provavelmente teria apresentado: *
processador (CPU): Um Intel Core i7 (provavelmente o 920 ou 940) ou um fenômeno AMD de ponta II X4 (por exemplo, Phenom II X4 965 Black Edition) teriam sido considerados de primeira linha. Isso ofereceu o poder de processamento para edição e renderização de vídeo.
*
placa gráfica (GPU): Um NVIDIA GeForce GTX 280 ou ATI Radeon HD 5870 teria sido excelentes opções para reprodução de vídeo suave, edição e jogo. Esses cartões tinham VRAM significativo (RAM de vídeo) para lidar com grandes arquivos de vídeo.
*
RAM: Pelo menos 4 GB de RAM DDR3 teria sido padrão, com 6 GB ou 8 GB sendo considerado de ponta para multitarefa mais suave e manuseio de projetos maior.
*
disco rígido: Um disco rígido de grande capacidade (pelo menos 1 TB, possivelmente uma unidade de 2 TB para usuários sérios) teria sido importante para armazenar arquivos de mídia. A velocidade de 7200rpm era comum. Alguns sistemas sofisticados podem ter incluído um SSD menor e mais rápido (unidade de estado sólido) para o sistema operacional e aplicativos.
*
unidade óptica: Uma unidade Blu-ray teria sido um recurso desejável para lidar com a mídia de alta definição.
* Sistema operacional
: O Windows 7 era o novo sistema operacional na época e teria sido a escolha mais comum.
Marcas populares para PCs de ponta na época incluíram: *
Dell: Suas linhas XPS e Alienware geralmente ofereciam configurações de alto desempenho.
*
hp: Seu pavilhão de ponta e linhas de inveja também eram concorrentes.
*
Apple: O iMac e o Mac Pro eram escolhas populares, conhecidas por seu design elegante e componentes muitas vezes poderosos. (Embora o foco da Apple fosse frequentemente menos nos números brutos de energia e mais sobre a experiência otimizada do usuário.)
*
PCs personalizados: Muitos entusiastas construíram seus próprios PCs, permitindo um sistema altamente personalizável.
Em suma, não havia um único "melhor", mas uma variedade de máquinas com as especificações acima que proporcionariam uma experiência multimídia premium em 2009. Observando críticas de revistas de computador daquela época forneceria recomendações de modelos mais específicas, mas esses modelos agora estão bastante desatualizados.