Software  
 
Rede de conhecimento computador >> Software >> Outro software de computador >> Content
A relação entre diferentes tipos de software e a máquina de tipo com a qual eles são compatíveis?
A relação entre o software e o tipo de máquina com a qual é compatível é complexa, mas se resume a vários fatores -chave:

1. Conjunto de instruções Arquitetura (ISA): Este é o nível fundamental. O ISA define o conjunto de instruções que um processador entende. O software (especificamente, o código da máquina) deve ser gravado para corresponder ao ISA do processador de destino. Por exemplo:

* x86: Usado pela maioria dos computadores de desktop e laptop executando Windows, MacOS e Linux. O software compilado para X86 será executado em um processador Intel ou AMD.
* braço: Domina dispositivos móveis (smartphones, tablets) e sistemas cada vez mais incorporados. O software compilado para o ARM será executado em um Apple Silicon (M1, M2), Qualcomm Snapdragon ou outros processadores baseados em ARM.
* risc-v: Um ISA mais recente e de código aberto ganhando tração. O software precisa ser compilado especificamente para processadores RISC-V.
* powerpc: Usado em alguns MACs mais antigos e certos sistemas especializados.

Se o ISA do software não corresponder ao ISA do processador, ele não será executado.

2. Sistema Operacional (OS): O sistema operacional atua como um intermediário entre o software e o hardware. O software geralmente precisa ser compilado ou projetado para trabalhar com um sistema operacional específico.

* Windows: Muitos aplicativos são escritos exclusivamente para Windows.
* macOS: O SO da Apple, principalmente para seu próprio hardware.
* Linux: Altamente versátil e é executado em uma vasta gama de arquiteturas de hardware. No entanto, o software criado para uma distribuição Linux pode não ser diretamente compatível com outro (embora muitas vezes adaptado facilmente).
* Android (baseado no Linux): Principalmente para dispositivos móveis.
* iOS (baseado no Unix): OS móvel da Apple.

O software projetado para Windows normalmente não é executado diretamente no MacOS ou Linux sem modificação ou emulação significativa (usando programas como vinho ou máquinas virtuais).

3. Recursos do sistema: Mesmo que o ISA e o SO sejam compatíveis, o software pode exigir recursos específicos de hardware:

* Velocidade e núcleos do processador: O software exigente precisa de um processador poderoso.
* RAM: Quantidade de memória disponível. A falta de RAM suficiente pode levar a acidentes ou desempenho lento.
* Espaço de armazenamento: O software precisa de espaço no disco rígido ou no SSD.
* placa gráfica: Jogos e aplicativos com uso intensivo de gráficos requerem uma placa gráfica capaz.


4. Arquitetura de software:

* Aplicações nativas: Compilado diretamente para a arquitetura do sistema operacional de destino e hardware, oferecendo desempenho ideal.
* Idiomas interpretados: Execute dentro de um intérprete (por exemplo, Java, Python). Eles exigem que o intérprete apropriado seja instalado na máquina de destino, mas pode ser mais portátil em diferentes plataformas.
* Aplicativos da Web: Execute em um navegador da web, oferecendo ampla compatibilidade, desde que o navegador suporta as tecnologias necessárias (por exemplo, HTML, CSS, JavaScript).


5. Camadas de compatibilidade e emulação:

* Máquinas virtuais (VMs): Deixe a execução de um sistema operacional inteiro (e seu software) dentro de outro sistema operacional. Isso permite executar o software Windows em um Mac, por exemplo.
* emuladores: Simular um ambiente de hardware diferente. Isso permite executar o software projetado para uma plataforma em outra (por exemplo, emulando um console de jogos antigo em um PC).
* camadas de tradução: Software que traduz instruções de um ISA para outro, permitindo que o software compilasse uma arquitetura em uma diferente (embora muitas vezes com alguma penalidade de desempenho).


Em resumo, a compatibilidade de software é um problema multifacetado. Ele depende de uma combinação da ISA do software, compatibilidade do sistema operacional, recursos necessários do sistema, arquitetura de software e uso de camadas de compatibilidade e tecnologias de emulação. Simplificando:quanto mais próxima a correspondência entre os requisitos do software e os recursos da máquina, maior a probabilidade de o software ser executado com sucesso.

Anterior :

Próximo :
  Os artigos relacionados
·Qual é o melhor computador multimídia para 2009? 
·Como usar um diferente porta SMTP Com Moss 
·O que é software usado para ajudar a executar o hardwa…
·LogMeIn Vs . UltraVNC 
·O que é um bom aplicativo de limpeza de disco de códi…
·Quem usa mini computador? 
·Introdução ao Webmin 
·O que é um ASCII Importador /Exportador 
·Onde alguém pode comprar o software Blue Iris? 
·Qual software de email é compatível para computadores…
  Artigos em destaque
·Como renderização Twirls coloridos Usando o Photoshop…
·Você deseja comprar um novo computador, mas os arquivo…
·Em qual banco de dados caminhos são aplicações impor…
·Como criar uma nova página no OneNote 
·Como converter VLC para QuickTime 
·Entrada e Saída em Stored Procedures 
·Como alterar arquivos somente leitura no Microsoft Word…
·O que é o McAfee Agent 4.0 
·Tipos de escrita Fontes 
·Raw Data Recovery 
Cop e direita © Rede de conhecimento computador https://ptcomputador.com Todos os Direitos Reservados