O mercado global de computadores de fluxo pode ser segmentado com base no tipo da seguinte maneira: Medidor de vazão da turbina: Um medidor de vazão de turbina mede a vazão volumétrica de um fluido convertendo a energia cinética do fluido que flui em energia mecânica. O fluido flui através de um rotor, fazendo-o girar. A velocidade de rotação é proporcional à vazão.
Medidor de vazão de derramamento de vórtice: Um medidor de vazão de desprendimento de vórtices mede a vazão volumétrica de um fluido criando uma série de vórtices a jusante de um corpo escarpado. Os vórtices se desprendem periodicamente e a frequência de desprendimento é proporcional à vazão.
Medidor de vazão de pressão diferencial: Um medidor de vazão de pressão diferencial mede a vazão volumétrica de um fluido medindo a diferença de pressão entre dois pontos na corrente de fluxo. A diferença de pressão é proporcional ao quadrado da vazão.
Medidor de vazão Coriolis: Um medidor de vazão Coriolis mede a vazão mássica de um fluido usando o efeito Coriolis. O efeito Coriolis é uma força que atua sobre um objeto em movimento quando ele está girando. A força é proporcional à massa do objeto e à velocidade angular de rotação.
Medidor de vazão magnético: Um medidor de vazão magnético mede a vazão volumétrica de um fluido usando o princípio da indução eletromagnética. O fluido flui através de um campo magnético, que induz uma voltagem no fluido. A tensão é proporcional à vazão.
Medidor de vazão ultrassônico: Um medidor de vazão ultrassônico mede a vazão volumétrica de um fluido usando o princípio do ultrassom. O medidor de vazão envia uma série de ondas ultrassônicas através do fluido e mede o tempo que as ondas levam para viajar a jusante e a montante. A diferença no tempo de viagem é proporcional à vazão.