Um sistema não baseado na Web é um sistema de computador que não depende da Internet ou de um navegador da Web para funcionar. Esses sistemas são normalmente instalados em um computador ou servidor local e não requerem conexão com a Internet para funcionar. Sistemas não baseados na Web são frequentemente usados para tarefas como processamento de texto, planilhas, gerenciamento de banco de dados e desenvolvimento de software. Eles também podem ser usados para controlar dispositivos de hardware, como impressoras e scanners.
Algumas das vantagens de usar sistemas não baseados na Web incluem:
*
Confiabilidade: Os sistemas não baseados na Web não são afetados por interrupções ou lentidão na Internet, tornando-os mais confiáveis para tarefas críticas.
*
Segurança: Os sistemas não baseados na Web são menos vulneráveis a ameaças de segurança, como hackers e phishing, pois não estão expostos à Internet.
*
Privacidade: Os sistemas não baseados na Web não recolhem nem armazenam dados pessoais, o que pode ajudar a proteger a privacidade do utilizador.
*
Custo: Os sistemas não baseados na Web costumam ser mais baratos de adquirir e manter do que os sistemas baseados na Web.
No entanto, os sistemas não baseados na Web também apresentam algumas desvantagens, tais como:
*
Acesso: Os sistemas não baseados na Web só podem ser acessados a partir do computador ou servidor em que estão instalados, dificultando o acesso remoto a arquivos e aplicativos.
*
Colaboração: Os sistemas não baseados na Web dificultam a colaboração de vários usuários em documentos ou projetos, pois não possuem um local central para compartilhar arquivos e informações.
*
Atualizações: Os sistemas não baseados na Web podem não receber atualizações tão frequentemente quanto os sistemas baseados na Web, o que pode levar a vulnerabilidades de segurança e problemas de compatibilidade.
No geral, os sistemas não baseados na Web oferecem uma série de vantagens e desvantagens que os tornam adequados para determinadas tarefas e não para outras.