Interface periférica de série , ou SPI, é um protocolo que rege a transferência de dados em circuitos eletrônicos . Placa de circuito projetistas usá-lo para permitir que os microprocessadores para trocar dados com cartões de memória , sensores e outros processadores. Os componentes de enviar dados na forma de bits ao longo de fios ou impressos caminhos placa de circuito . O componente de envio deve sinalizar sua meta de que os dados estão vindo e para onde olhar para ele. SPI configura a interface para garantir que o componente receber obtém os dados esperados. Estrutura Básica
Em SPI , um componente principal pode trocar dados com componentes de escravos. O componente principal tem um relógio que envia o sinal de clock , que rege a transferência de dados , enquanto os componentes de escravos usar o sinal do mestre. Os componentes de troca de dados através de quatro fios. Um fio transporta o sinal de clock e outro seleciona qual escravo recebe os dados . Os outros dois fios de transportar os dados e são os fios de mestre- de -escravo -out e mestre -out -escravo- no . Tanto o mestre e os escravos podem enviar ou receber dados.
Overclock
SPI especifica o sinal de clock para que os componentes mestre e escravo enviar e receber um pouco particular de dados ao mesmo tempo . O componente de envio envia um bit de dados para cada ciclo de clock. Quando se recebe um sinal de ciclo de relógio , o componente receptor lê o seu fio de entrada para ver se o bit recebido é um 1 ou 0 . O sinal de relógio garante que o componente receptor lê o fio de entrada , ao mesmo tempo que o componente de envio envia o bit de dados em seu próprio fio de saída .
Dados
os dois fios de dados conectar todos os escravos para o mestre e transportar o tráfego de dados em direções opostas. Os dados mestre - de -escravo -out transferências de ligação do escravo para o mestre , enquanto o mestre -out -slave -in fio transporta dados em outra direção . Os dados mestre -out vai para todos os escravos, mas o sinal do fio -escravo seleção determina quais escravo aceita os dados . Cada escravo pode enviar dados sobre o fio mestre -em- escravo -out , mas somente o mestre aceita porque é na conexão de saída de escravos.
Operação
durante uma operação típica, uma atuação microprocessador como um mestre pode precisar dos dados armazenados em um cartão de memória. Ele envia um pulso de clock para o cartão de memória no fio relógio e um comando no mestre -out -slave -in fio . O cartão de memória recebe o pulso no fio relógio e olha para a sua entrada para ler o comando . Em seguida, envia o conteúdo da sua memória sobre o fio de mestre - escravo , em - - fora , um pouco em cada ciclo de relógio . O microprocessador recebe os dados da memória em sua entrada e pode continuar a processá-lo ainda mais.