popular, programa de planilha do Microsoft Excel não é apenas uma excelente ferramenta para a coleta e gerenciamento de dados. Também pode realizar muitos dos procedimentos estatísticos realizados por software de análise estatística mais especializado . Ampla disponibilidade de Excel e facilidade de uso fazem dele uma excelente ferramenta de análise para a maioria dos usuários. Ele oferece uma variedade de assistentes para orientar os usuários através da análise e simplesmente clicando e arrastando em uma célula ou coluna específica, você pode escolher o intervalo de dados e variáveis que você deseja analisar. Instruções
1
Abra uma planilha e inserir os dados. Pense um pouco a respeito de como organizar sua planilha, configurá-lo de tal forma a tornar a sua análise mais fácil. Que cada variável ser uma coluna e cada linha de uma linha de dados. Por exemplo , uma planilha de dados sobre uma sala de aula de 30 alunos pode incluir colunas com variáveis como etnia do aluno , sexo, nível escolar e as notas em testes e cursos.
2
Examine visualmente os seus dados com o gráfico /assistente gráfico . Barra de ferramentas do Excel dispõe de uma ferramenta que se parece com um pequeno gráfico de barras. Clique aqui para abrir o assistente de gráfico, que irá guiá-lo , passo a passo , para construir uma variedade de tabelas e gráficos , incluindo gráficos de barras, gráficos de pizza e gráficos de linha .
3
Resumir seus dados com tabelas dinâmicas , uma maneira conveniente de resumir as informações sobre diferentes variáveis (chamados de " campos" no Excel ) . Tabelas dinâmicas podem fornecer contagens, médias e totais. Selecione o comando "Dados" no Excel, em seguida, selecione " Pivot relatório de tabela . " Para obter uma contagem de alunos em cada série , por sexo , por exemplo, que você gostaria de destacar estas colunas em sua planilha. O assistente de tabela dinâmica em seguida, mostra um modelo em branco de uma tabela, bem como as variáveis (ou campos) que você selecionou . Neste exemplo , optamos por nível de ensino e sexo. Você, então, colocar para fora sua tabela clicando em um campo e arrastando-o para o modelo como uma linha ou coluna. Neste exemplo , vamos fazer do nível da série a linha eo gênero da coluna. Uma vez que você estabeleceu sua tabela, clique em "Concluir ". Excel irá gerar uma tabela dinâmica concluído que mostra o número de estudantes do sexo masculino e feminino em cada nível .
4
Explore seus dados ainda mais com mais análises complexas do que os tipos descritivos feito com tabelas dinâmicas . Para fazer isso, você precisa para obter a ferramenta de análise de dados do Excel. Sob o menu "Ferramentas" , selecione " Add- ins ". Em seguida, clique na caixa ao lado de " ferramentas de análise " e clique em "OK". Uma vez feito isso, a ferramenta de análise de dados devem aparecer no seu menu das ferramentas .
5
Selecione o procedimento analítico que pretende executar , com base no que você quer aprender a partir dos dados na planilha . Para escolher um procedimento , selecione a ferramenta " Análise de Dados " no menu "Tools". Um menu será aberto , mostrando uma gama de possíveis procedimentos analíticos . As opções incluem a análise de variância , correlação, covariância , estatística descritiva e regressão linear. Escolha o procedimento que deseja e siga os passos do assistente de análise de dados. Quando você seleciona "Finish ", o Excel irá executar o procedimento e mostrar os resultados em uma nova planilha para você interpretar.