Pagamento recebido no futuro não vale o mesmo em dólares de hoje , porque a inflação reduz o seu poder de compra . Além disso, o dinheiro emprestado , hoje, não pode ser investido em outros empreendimentos para o crescimento futuro . De qualquer cenário efetivamente reduz o valor presente líquido do dólar recebido no futuro. Você pode calcular o VPL de um dólar futuro , multiplicando-o por um fator de mesa, que desconta o dólar com relação a alguma taxa de juros. Esta taxa de juro pode ser a taxa de inflação ou o retorno sobre o investimento de uma oportunidade alternativa. Instruções
1
Abra o Microsoft Excel.
2
Enter " Anual de juros ", " Anos ", "FV ", " VAL " e "Fator de Tabela " em colunas de A1 a A5.
3
Digite a taxa de juros anual na célula B1 utilizando o formato " 6% " sem as aspas.
4
Digite o número de anos no futuro na célula B2. Esta será a quantidade de tempo antes de receber o pagamento.
5
Digite "$ 1 " sem as aspas na célula B3 . Isso pode ser qualquer valor futuro, mas se você quiser medir o VPL de apenas um dólar , use "$ 1 ".
6
Enter " = NPV (B1 , 0,0, B3) "sem as aspas na célula B4 . O número de zeros deve ser igual a um menos o número de anos . Como exemplo, "= NPV (B1 , 0,0, B3) " calcula o VPL no terceiro ano , ao passo que "= NPV ( B1, 0,0,0,0 , B3) " calcula o VPL em ano cinco. Tecnicamente falando, este não é o fator de mesa. É o valor real do pagamento futuro, mas ao calcular apenas um dólar , NPV e do fator de mesa são as mesmas.
7
Enter " = 1/POWER ( (1 + B1) , B2 ) "sem as aspas na célula B5 para calcular o fator de tabela atual. Multiplicando este fator tabela pelo valor futuro calcula o VPL.