Microsoft Access, disponível com o pacote Office da Microsoft , é um dos mais comumente utilizados sistemas de gerenciamento de banco de dados ( SGBD ) para uso pessoal e empresarial. No entanto, existem inúmeras alternativas de DBMS para o Microsoft Access , dependendo de suas necessidades. OpenOffice Base de
OpenOffice Base é parte do código-fonte aberto suíte livre, software OpenOffice patrocinado pela Oracle. Base de dados integra com outros produtos do OpenOffice , como Matemática e Writer. Ele inclui recursos semelhantes ao Microsoft Access, tais como a capacidade de mala direta , bem como assistentes para a criação de tabelas, formulários e relatórios. No entanto, Scott Gilbertson de "The Register ", relata que a base fica mais lento do que o acesso ao acessar arquivos de banco de dados de grande porte.
FileMaker Pro
FileMaker Pro, disponível a um preço semelhante aponte para o Microsoft Access, oferece uma opção mais focada no consumidor para a gestão de banco de dados. As principais características incluem o uso de formas como front-ends para tabelas , criação de gráficos , relatórios ad-hoc e conectividade com outros sistemas de banco de dados. Como relata PC Magazine, FileMaker Pro tem uma interface limpa e é particularmente útil para bancos de dados menores , em oposição às necessidades de negócios de grande escala.
Microsoft SQL Server
Microsoft SQL Server é oferecido em uma gama de pontos de preço , a partir de uma versão gratuita Express para uma versão muito mais caro da empresa . Comparado com o Microsoft Access, SQL Server é um produto mais robusto , com maior suporte para múltiplos usuários. Da InfoWorld Sean McCown relata que o SQL Server já começou a agir como uma plataforma de informação , ao invés de simplesmente um banco de dados . Enquanto acesso pode atender adequadamente um único departamento de uma grande empresa , o SQL Server é mais apropriado para uso em empresas.
Oracle Database
Lançado em 1979, o Banco de Dados Oracle é o sistema de gerenciamento de banco de dados relacional mais comumente usado em um ambiente corporativo. Oracle pode ser usado para muito grandes conjuntos de dados com milhares de usuários , incluindo suporte para aplicativos corporativos em nuvens privadas . Oracle Database também fornece sistemas de controle de acesso substanciais .