Ter um piano criado em um estúdio para a gravação envolve mais do que apenas ligando-o a um computador ( através do microfone ou cabo MIDI) . Igualmente importante é carregar o software correto no computador. Há uma série de programas diferentes que atendem a diferentes necessidades de uma gravação de artistas , assim que ter as idéias do que o resultado final vai ser é vital antes de tomar uma decisão. Finale
Finale é um software de notação que é popular entre os compositores amadores e profissionais . Há um bom número de recursos poderosos dentro do programa que pode ser usado com um teclado . Mais importante é a capacidade de compor com ele . Quando conectado diretamente a um computador através de uma interface MIDI, Finale tem a capacidade de transcrever o que é jogado em piano em notas. Este recurso é mais usado para compositores e pessoas que desejam imprimir e distribuir partituras . Não é um bom substituto para um dispositivo de reprodução de áudio.
Sebelius
Sebelius é outro programa de notação . Junto com Finale , os dois são as opções de software dominantes no campo . Sebelius pode transcrever as notas tocadas em um MIDI conectado de piano em partituras , e também permite a música composta no programa para ser sincronizados até vídeo usando um plug-in contido dentro do programa. Mais uma vez, embora ele pode lidar com a reprodução e tem instrumentos que soam realista para um programa movido a MIDI a incorporação , é uma escolha fraca para gravação de áudio puro.
GarageBand
populares software de gravação de áudio digital da Apple
que vem de fábrica com a suíte iLife tem sido um pilar para músicos amadores desde a sua estréia. Ele tem uma interface muito fácil de usar que pode lidar tanto de entrada MIDI , bem como de áudio gravado para pianos. O número de filtros incluídos no programa permite uma grande variedade de efeitos a serem empregados para alterar o som do piano.
Pro Tools
O padrão da indústria profissional de gravação é de Pro Tools. Ele é usado em muitos estúdios , embora a aprendê-la em um nível básico é possível sem muito esforço e leitura manual. O poder em Pro Tools vem do enorme alcance que tem na gravação , que inclui filtros , efeitos, ferramentas de edição , masterização e uma grande biblioteca de plug-ins. Para uma gravação de som profissional , o Pro Tools dá grande alavancagem e espaço para a criatividade .
Logic
Logic é um programa de gravação de nível profissional para computadores Macintosh . Ele pode lidar com MIDI , bem como a entrada de áudio cru. Ele tem uma interface semelhante ao GarageBand (os dois de fato usar o mesmo motor ), no entanto , ele contém muitos mais recursos e é compatível com o Pro Tools em termos de complexidade e poder. Pode gravar piano e camada sobre os efeitos para criar um som único . Ele também tem uma grande biblioteca de loops, o que pode vir a calhar quando a gravação pop contemporânea ou música hip hop .