A "persistência" na computação gráfica tem duas interpretações principais, ambas relacionadas ao efeito visual de uma imagem que permanece em uma tela:
1. Persistência da visão: Isso se refere ao fenômeno em que o olho humano mantém uma imagem por um breve período após a remoção da fonte de luz. Este é o princípio por trás da animação e dos filmes, onde uma série de imagens estáticas é exibida em rápida sucessão, criando a ilusão de movimento contínuo. Na computação gráfica, isso é importante para obter animação suave e reprodução de vídeo.
2. Persistência de exibição: Isso se refere à capacidade de um dispositivo de exibição (como um monitor CRT) de manter uma imagem por um curto período de tempo, mesmo após a remoção do sinal. Isso se deve aos fósforos na luz que emite a luz por um curto período depois de ser excitado por um feixe de elétrons. Esse efeito é frequentemente usado para reduzir o tremor em exibições, mas também pode causar fantasmas ou desfoques em imagens em movimento rápido.
em termos práticos: *
Persistência da visão é um conceito fundamental em computação gráfica, essencial para criar a ilusão de movimento e continuidade em animações, vídeos e experiências interativas.
*
Persistência de exibição é uma característica física de certas tecnologias de exibição, influenciando como as imagens são renderizadas e percebidas. Embora seja importante para a redução de cintilação, também pode introduzir artefatos como fantasmas ou desfoques.
Aqui está um resumo:
| Recurso | Descrição |
| ---------------------- | -------------------------- -------------------------------------------------------- ------------------------------------ |
|
Persistência da visão | A capacidade do olho humano de manter uma imagem brevemente após a remoção da fonte de luz; crucial para animação e vídeo. |
|
Persistência de exibição | Capacidade de um dispositivo de exibição para reter uma imagem por um curto período de tempo, mesmo após a remoção do sinal; Afeta a lama e o movimento do movimento. |
É importante observar que as tecnologias de exibição modernas, como LCD e OLED, reduziram bastante a persistência do efeito de exibição. Isso levou a uma melhoria significativa na qualidade da imagem e redução nos artefatos de movimento.