O software não parece "parece" na maneira como um objeto físico faz. Não tem forma física. O que você vê depende inteiramente da * interface * que o software fornece:
*
Interface do usuário gráfico (GUI): É isso que a maioria das pessoas pensa quando pensa em "software parecendo" de uma certa maneira. Esta é a apresentação visual em uma tela, incluindo janelas, botões, menus, ícones, texto, imagens e outros elementos visuais. A aparência varia muito, dependendo do objetivo do software e das opções do designer. Um processador de texto parecerá diferente de um jogo, que parecerá diferente de um programa de planilha.
*
Interface da linha de comando (CLI): Isso é baseado em texto. Você interage com comandos de digitação e o software responde com a saída de texto. Não há "olhar" visual no sentido típico; É puramente textual.
*
Interface de programação de aplicativos (API): As APIs não são apresentadas visualmente ao usuário final. São conjuntos de regras e especificações que os programas de software podem seguir para se comunicar. Eles não têm "olhar".
*
Código fonte: Esta são as instruções legíveis pelo homem que os programadores escrevem para criar software. Parece texto, geralmente colorido para legibilidade, com sintaxe específica, dependendo da linguagem de programação. Isso não é algo que o usuário médio vê.
Em suma, a "aparência" do software é um conceito altamente variável definido por sua interface, variando de GUIs visualmente ricas a CLIs puramente textuais, com as APIs não tendo nenhuma apresentação visual.