MATLAB é um software de computação técnica projetado para engenheiros e cientistas para auxiliar na análise e processamento de dados. Freqüentemente, os dados na forma de matrizes e matrizes são plotados em gráficos 2- dimensionais para visualizar os dados , o que ajuda a identificar as tendências que aparecem dentro dos dados. Para ajudar a encontrar tendências ou desenvolver modelos matemáticos para descrever os dados , as curvas estão aptos para os dados brutos. A função de ajuste linear envolve ajuste dos dados usando uma linha reta , alterando a inclinação e intercepção y da linha. Este tipo de ajuste facilmente mostra tendências crescentes ou decrescentes nos dados. Instruções
1
Limpar todas as variáveis ativas dentro do espaço de trabalho , introduzindo "Clear All" na janela de comando .
2
Criar pontos de dados para atender a função linear para . Entrada " x = 01:01:50 " e "y = x ^ 2 . " Na janela de comando . Uma matriz de 50 números a partir de 1 e terminando em 50 será criada por " x " e uma série de 50 números irá ser criado para " y " que é o quadrado de " x " . A matriz para "y" será " y = [1 4 9 16 ... 2500 ]" .
3
graficamente os dados de exemplo criadas na Etapa 2 , introduzindo " plot (x , y) " na janela de comando .
4
Clique em" Ferramentas --- montagem básica "no menu Figure.
5
Selecione " Linear "da "Plot encaixa " menu de opções. Uma curva linear aparece na trama juntamente com os dados originais . A curva linear representa a linha de melhor ajuste para os dados criados na Etapa 2.
6
Clique em "Mostrar equações ", localizado na barra de ferramentas " básico montagem " . Uma equação aparecerá no enredo que descreve o ajuste linear. Neste exemplo , a equação será " y = 51 * x - 4.4e 002 " . A partir da equação , o termo " 51 " representa a inclinação da linha e " 4.4e +002 " representa a intercepção y .