O software usado para projetar dispositivos protéticos médicos é variado e depende do componente específico e do estágio do design. Nenhum programa único faz tudo. Os designers geralmente usam uma combinação de software, incluindo:
*
Software CAD (Projeto Audiado por Computador): Este é o núcleo do processo de design. As escolhas populares incluem:
*
SolidWorks: Amplamente utilizado em engenharia mecânica para seus poderosos recursos de modelagem 3D. Excelente para criar formas complexas e realizar simulações.
*
Inventor Autodesk: Outro forte candidato no mercado CAD, oferecendo funcionalidade semelhante ao SolidWorks.
*
creo paramétrico (anteriormente pro/engenheiro): Um sistema CAD robusto e rico em recursos frequentemente usado em indústrias que exigem alta precisão.
*
Catia: Um sistema CAD/CAM/CAE muito poderoso e abrangente, geralmente empregado para projetos em larga escala e designs complexos. É frequentemente usado em aeroespacial e automotivo, mas encontra aplicativos em próteses de ponta.
*
CAM (software de fabricação auxiliada por computador): Este software traduz o modelo CAD em instruções para fabricar o dispositivo. Exemplos incluem:
*
mastercam: Amplamente utilizado para usinagem CNC, que é comum na fabricação protética.
*
Fusion 360 (Autodesk): Integra os recursos CAD e CAM, oferecendo um fluxo de trabalho mais simplificado.
* Software CAE (engenharia auxiliada por computador): Isso é usado para simulações para testar a força, a durabilidade e a funcionalidade do design. Exemplos incluem:
*
ANSYS: Um poderoso software FEA (análise de elementos finitos) usada para análise de estresse, dinâmica de fluidos e outras simulações.
*
abaqus: Outro pacote robusto da FEA frequentemente usado para simulações complexas.
*
Software de engenharia reversa: Isso é usado para criar um modelo digital a partir de um objeto físico, geralmente útil ao modificar ou melhorar os designs existentes. Software como o Geomagic Design X é usado para isso.
*
Software especializado para materiais específicos: Dependendo dos materiais utilizados (por exemplo, titânio, fibra de carbono, polímeros), o software especializado pode ser necessário para simulações ou análises específicas do material.
*
software de design específico do paciente: Cada vez mais, o software é usado para criar próteses personalizadas com base em varreduras individuais de pacientes (CT, RM). Este software geralmente integra dados de imagem ao software CAD.
Em suma, o design protético aproveita um conjunto sofisticado de ferramentas, exigindo que engenheiros e designers sejam qualificados em vários pacotes de software para colaborar efetivamente em todo o processo de design para manufatura. O software específico utilizado dependerá da complexidade da prótese, do processo de fabricação e dos recursos disponíveis.