Não há um número fixo de "tipos" de usuários do sistema de banco de dados, pois a categorização pode ser bastante flexível, dependendo do contexto. No entanto, podemos identificar várias funções e tipos de usuário comuns com base em sua interação e permissões em um sistema de banco de dados. Estes geralmente são sobrepostos e fluidos. Aqui estão algumas categorizações comuns:
*
por nível de acesso e responsabilidade: *
Administradores de banco de dados (DBAs): Tenha controle total sobre o sistema de banco de dados, incluindo design de esquema, segurança, ajuste de desempenho, backups e recuperação.
*
desenvolvedores: Escreva aplicativos que interajam com o banco de dados, normalmente lendo e escreva acesso a tabelas ou visualizações específicas. Eles geralmente não têm privilégios administrativos completos.
*
Analistas de dados: Consulte e analise dados para extrair insights e criar relatórios. Seu acesso geralmente é somente leitura ou limitado a conjuntos de dados específicos.
*
Cientistas de dados: Semelhante aos analistas de dados, mas geralmente trabalham com conjuntos de dados maiores e podem usar técnicas estatísticas mais avançadas. Os níveis de acesso variam.
*
Usuários finais: Interaja com o banco de dados indiretamente através de aplicativos. Eles têm acesso limitado ou sem acesso direto ao próprio banco de dados. Seu acesso é geralmente mediado por um aplicativo ou interface.
*
por propósito de interação: *
Usuários somente leitura: Só pode visualizar dados.
*
Usuários de leitura-escravo: Pode visualizar e modificar dados.
*
Relatando usuários: Focado principalmente em gerar relatórios a partir do banco de dados.
*
Usuários do aplicativo: Interaja com o banco de dados por meio de programas de aplicativos.
É importante entender que esses papéis podem se sobrepor significativamente. Por exemplo, um desenvolvedor também pode atuar como analista de dados em algumas situações. As funções e permissões específicas são geralmente definidas pelo administrador do banco de dados com base nas necessidades da organização. Não há um número definitivo universalmente acordado de tipos de usuário.