A gama de aplicativos de banco de dados é vasta e abrange quase todas as facetas da vida moderna. Aqui está um colapso de algumas áreas e exemplos importantes:
Business &Enterprise: *
Gerenciamento de relacionamento com o cliente (CRM): Gerenciando dados, interações e vendas do cliente. (por exemplo, Salesforce, Microsoft Dynamics 365)
*
Planejamento de recursos da empresa (ERP): Gerenciando todos os aspectos de um negócio, incluindo finanças, inventário e produção. (por exemplo, SAP, Oracle)
*
Gerenciamento da cadeia de suprimentos: Rastreando e otimizando o fluxo de bens e serviços. (por exemplo, azul yonder, software JDA)
*
Gerenciamento de recursos humanos: Gerenciando informações, folha de pagamento e benefícios dos funcionários. (por exemplo, dia de trabalho, Oracle HCM)
*
Gerenciamento financeiro: Gerenciando transações financeiras, investimentos e relatórios. (por exemplo, QuickBooks, Xero)
*
e-commerce: Gerenciando lojas on -line, pedidos e dados do cliente. (por exemplo, Magento, Shopify)
*
Analytics &Business Intelligence: Armazenar e analisar dados para obter informações e tomar melhores decisões. (por exemplo, Tableau, Power BI)
Educação: *
Sistemas de informação do aluno: Gerenciando registros, notas e cronogramas dos alunos. (por exemplo, PowerSchool, quadro -negro)
*
Sistemas de gerenciamento de aprendizagem (LMS): Entregando cursos on -line e rastreando o progresso do aluno. (por exemplo, Moodle, Canvas)
*
Gerenciamento de dados de pesquisa: Armazenar e gerenciar dados de pesquisa, experimentos e publicações. (por exemplo, figshare, zenodo)
saúde: *
Registros de saúde eletrônica (EHR): Armazenar e gerenciar informações médicas do paciente. (por exemplo, épico, cerner)
*
Sistemas de informação hospitalar (His): Gerenciando operações hospitalares, incluindo admissões, cobrança e agendamento. (por exemplo, Meditech, McKesson)
*
Pesquisa clínica: Armazenar e analisar dados de ensaios clínicos. (por exemplo, Redcap, OpenClinica)
Governo e setor público: *
Portais de serviço cidadão: Fornecer serviços on -line a cidadãos, como registro de impostos, renovações de licença e solicitações de informações. (por exemplo, IRS, DMV)
*
Gerenciamento de dados: Armazenar e gerenciar dados do governo, incluindo dados do censo, dados de saúde pública e registros financeiros. (por exemplo, Census Bureau, CDC)
*
Aplicação da lei: Gerenciando registros criminais, evidências e investigações. (por exemplo, FBI, DEA)
Outros: *
mídia social: Armazenando e gerenciando perfis, postagens e interações de usuários. (por exemplo, Facebook, Twitter)
*
jogos: Armazenamento de dados do jogo, perfis de usuário e realizações. (por exemplo, Steam, Xbox Live)
*
Uso pessoal: Gerenciando contatos, calendários e finanças. (por exemplo, Gmail, Calendário do Google, Mint)
Tipos de bancos de dados: * Bancos de dados relacionais: Armazene dados em tabelas com linhas e colunas, ideais para dados estruturados. (por exemplo, MySQL, PostgreSQL, Oracle)
* bancos de dados
NOSQL: Armazene os dados em vários formatos, ideais para dados não estruturados ou semiestruturados. (por exemplo, MongoDB, Cassandra, Redis)
* Banco de dados em nuvem: Bancos de dados hospedados em plataformas de computação em nuvem. (por exemplo, AWS RDS, Azure SQL Database, Google Cloud SQL)
A gama de aplicativos de banco de dados continua a crescer À medida que a tecnologia evolui e os novos casos de uso emergem. Desde o gerenciamento de operações comerciais complexas até o armazenamento de dados pessoais, os bancos de dados são um componente fundamental da sociedade moderna.