Os registos de doenças são recolhas sistemáticas de dados relacionados com a saúde sobre uma doença ou grupo de doenças específico. Eles normalmente incluem informações sobre dados demográficos do paciente, características clínicas, tratamentos e resultados.
O principal objetivo de um registro de doenças é fornecer dados para vigilância e pesquisa em saúde pública. Essas informações podem ser usadas para:
* Monitorar a incidência e prevalência de uma doença
* Identificar fatores de risco para desenvolver uma doença
*Avalie a eficácia dos tratamentos
* Desenvolver novos tratamentos e intervenções
Os registos de doenças também podem ser utilizados para acompanhar a evolução de uma doença ao longo do tempo e identificar tendências. Esta informação pode ser útil no planeamento de políticas e intervenções de saúde pública.
Por exemplo, um registro de câncer pode coletar dados sobre o tipo de câncer, o estágio do câncer, a idade do paciente e a taxa de sobrevivência do paciente. Esta informação poderia ser utilizada para identificar os tipos mais comuns de cancro, os grupos de pessoas com maior risco de desenvolver cancro e os tratamentos mais eficazes para o cancro.
Os registos de doenças são uma ferramenta importante para a vigilância e investigação em saúde pública. Eles fornecem informações valiosas que podem ser utilizadas para melhorar a saúde da população.